Categorias
LIFESTYLE

Série de TV – Downton Abbey pode te conquistar

Série de TV – Downton Abbey pode te conquistar.

A dica de hoje vai para quem, como eu, adora uma boa série de TV. Além do cinema, as séries têm me conquistado. Então, os gêneros são variados, e já tive minha fase: Grey’s Anatomy, Glee, Once upon a time (que ainda estou acompanhando, aguardando ansiosamente a próxima temporada). Mas, a minha nova queridinha é Downton Abbey.

Downton Abbey é uma série de época, britânica produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV. A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, na Inglaterra, chamada Downton Abbey. Dessa forma segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912. Ela foi criada por Julian Fellowes, também seu principal roteirista, e estreou em 26 de setembro de 2010 (Wikipédia).

Série de TV – Downton Abbey pode te conquistar

De acordo com a descrição do site Adoro Cinema:
No início do século XX, a família Crawley luta para manter o legado de Downton Abbey. Então, após a morte de um parente que estava à bordo do Titanic, Robert Crawley (Hugh Bonneville) descobre que o novo herdeiro da propriedade é um sobrinho distante, Matthew Crawley (Dan Stevens), um advogado com pensamentos modernistas. Assim, enquanto Robert e sua esposa Cora (Elizabeth McGovern) se preocupam com o futuro das suas filhas, Mary (Michelle Dockery), Edith (Laura Carmichael) e Sybil (Jessica Brown Findlay), os empregados da mansão trabalham para manter a rotina da família, com todas as regras da época.

Mas, afinal, o que essa série tem de tão especial? Enfim, Livros e filmes no estilo de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade (de Jane Austen) sempre me conquistam. Além do fato de serem romances de época, me fascina o contexto histórico em que são desenvolvidas as histórias. Enfim, sempre podemos aprender um pouco sobre costumes, culturas, as mudanças que aconteceram nas relações entre patrões/empregados, amores, leis, etc.

Assim, o roteiro primoroso conta a história da família Crawley, e vai nos mostrando as mudanças que vão acontecendo na Inglaterra (e no mundo) no decorrer dos anos. Dessa forma, invenções como telefone, rádio, aparelhos domésticos, vão sendo introduzidos na história, de acordo com suas criações e popularização, e é muito interessante ver as reações de assombro a cada novidade. Apesar de estarmos cada vez mais distantes dos padrões culturais de épocas tão distantes, ainda mais sendo a série britânica, ainda podemos observar como algumas questões, como o papel da mulher na sociedade, evoluíram, e chegaram no que vivemos nos dias de hoje. E ainda, mulheres da aristocracia que eram criadas para casar, vão tomando consciência que podem desempenhar papéis diversos, a partir das mudanças que a 1ª Guerra Mundial abala toda a estrutura da aristocracia.

Outro ponto forte da série: fotografia, figurino, e a excelente atuação dos atores, conquistando vários prêmios (Emmy, SAG, Globo de Ouro) desde sua estreia. Além disso, mesmo estando na categoria de série dramática, existem momentos muito divertidos, românticos, e sim, prepare-se para algumas lagriminhas.

Onde assistir

No Brasil a série é transmitida pelo canal GNT. As 3 primeiras temporadas estão disponíveis no NETFLIX. O último capítulo da 5ª temporada foi ao ar (pelo GNT) em Março de 2015. A 6ª e última temporada (infelizmente será a última) terá início a partir do dia 20 de setembro de 2015. Desta forma eu já estou ansiosa pra ver o desenrolar da história.

Quem também já assiste? Me conta o que está achando. Quem ficou curioso, e curte o estilo, #sejoga, tenho certeza que vai amar.

ME SIGAM também nas Redes Sociais:

INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende