Categorias
VIAGENS

Como planejar uma viagem para a Disney – Documentação

Como planejar uma viagem para a Disney – Documentação.

Sobre o especial – Viagem para a Disney – já falamos sobre passagens, hotéis, ingressos dos parques.

Hoje vamos falar sobre a documentação para a viagem.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (5)

Como planejar uma viagem para a Disney – Documentação

Uma das desvantagens ao optar fazer uma viagem para os EUA, e não para a Europa é o VISTO. Se você resolve ir para Paris (vou contar depois como foi minha viagem), basta fazer seu passaporte e bon Voyage.

Já programar uma viagem aos EUA, tem esse detalhe, que deve ser planejado com mais antecedência: além do passaporte, o visto para os EUA. Tem tempo que se questiona a necessidade desse visto, e até já falaram que um dia não será necessário, mas por enquanto é necessário, e bem burocrático.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (1)

SOLICITANDO O PASSAPORTE

  • Para fazer seu passaporte primeiro você precisará entrar no site da Polícia Federal
  • Nessa página, clique no link “Requerer Passaporte”.
  • Desta forma, na próxima página leia atentamente todas as informações e então clique no link “emissão do passaporte”.
  • Então, preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar.
  • Na nova página serão exibidos 03 (três) botões, inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e finalmente em “fechar”.
  • Em seguida, retorne à página “Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Comum – Padrão ICAO” e clique em “Clique aqui para obter informações sobre os postos de atendimento da Polícia Federal”, e então escolha uma data, hora e local para ser atendido pela Polícia Federal para a obtenção do novo passaporte.
  • O valor da taxa GRU é de R$156,07 (atualmente), o comprovante de pagamento desta taxa deve ser apresentado a Polícia Federal no dia do seu atendimento.
  • O ideal é tirar o passaporte antes mesmo de marcar a data da viagem.

O QUE FAZER ENTÃO

Atenção aos documentos solicitados: leve as cópias originais do seu CPF, do seu RG, do seu título de eleitor com o comprovante de quitação eleitoral da última eleição (do primeiro e do segundo turno, se for o caso). E também leve o dinheiro para a taxa a ser paga do Guia de Recolhimento da União – GRU, lembrando que só serão aceitos documentos originais, e a visita à Polícia Federal deve ser marcada com antecedência. Não é precisa mais levar uma foto, por que ela vai ser tirada na hora da emissão do documento, de forma digital.

No dia do atendimento na Polícia Federal é importante ter em mãos todos os documentos originais requisitados:

  • Documento de identidade que pode ser RG ou Carteira Nacional de Habilitação
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral. 
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.
  • Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
  • CPF
Observação

1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.3 – A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.4 – A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
1.5 – O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
1.6 – Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.)

PASSAPORTES E PRAZOS

Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados. E ainda para fins de identificação biométrica, o servidor da PF procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios. Assim, o passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

Busque seu passaporte no horário e local indicado.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (8)
Validade do Passaporte

A validade do passaporte é de cinco anos. Depois de findo esse prazo, você precisa fazer de novo um pedido, como da primeira vez, marcando uma entrevista na Polícia Federal, e comparecendo, novamente com seus documentos originais. E a validade para crianças menores de quatro anos vai de acordo com sua idade. Crianças de 0 a 1 ano de idade, terão seu passaporte vencido em 1 ano, crianças de 1 a 2 anos de idade, terão seu passaporte vencido em 2 anos, crianças de 2 a 3 anos de idade, terão seu passaporte vencido em 3 anos, crianças de 3 a 4 anos, terão seu passaporte vencido em 4 anos, e crianças com mais de 4 anos, terão seu passaporte vencido em 5 anos, já que esse é o prazo de validade máximo para qualquer pessoa.

SOLICITANDO O VISTO PARA OS EUA

A solicitação do visto deve ser realizada no site UsVisa

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (9)
Lá você também vai encontrar o passo-a-passo para preencher os formulários.

Turistas, viajantes de negócios, estudantes ou trabalhadores de especialidade que desejam permanecer por um período definido de tempo nos Estados Unidos podem solicitar um visto de não imigrante. Os seguintes passos devem ser completados para solicitar um visto:

Preencha o Formulário DS-160 – Segue um tutorial muito prático.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (6)

Pague a taxa- MRV – do tipo de Visto que você escolher – O valor do Visto para os EUA, hoje, é de U$ 160,00 (dólares), não reembolsáveis.

Agende uma entrevista com a Embaixada ou Consulado dos EUA 

Se o seu caso for tirar um visto com urgência, faça o pagamento pelo cartão de credito. Assim o seu pagamento será confirmado no mesmo instante e automaticamente será redirecionado para a parte dos calendários onde poderá marcar um agendamento no CASV (para a coleta das digitais e tirar a foto) e outro no Consulado (para entrevista).

Se você optar em pagar pelo boleto, deve saber que o consulado pode levar até três dias para confirmar o recebimento, sendo assim terá que ficar entrando todos os dias no site de informações de visto e entrar com o numero do boleto que fica localizado na parte superior a direita onde está escrito “nosso Número” para ver se já esta disponível o calendário para marcar a entrevista.

Não se estranhe com o nome do favorecido que aparece no boleto “csc computer sciences do Brasil Ltda”.

Visite a Embaixada ou Consulado dos EUA para fazer uma entrevista.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (4)

ONDE AGENDAR

No agendamento você verá as cidades em que poderá realizar a entrevista, a escolha geralmente é pela menor distância de sua cidade. Como meu marido tirou o visto dele em São Paulo, pois foi a empresa em que ele trabalha que realizou o agendamento, já sabíamos de que lá é bem cheio, com grandes filas. Tenho uma amiga que mora em Brasília, e optei para fazer minha entrevista lá. Não sei se foi sorte, mas foi tudo muito tranquilo.

No CASV nem pegamos fila, foi muito rápido. Na Embaixada, uma pequena fila, e tudo correu bem também. Mas pude presenciar vistos negados. Por isso é importante levar toda a documentação que comprove seu vínculo com o Brasil, e que você não tem nenhuma intenção de ficar por lá como clandestino.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (7)
Receba a decisão do seu Visto dos EUA.

DOCUMENTAÇÃO PARA MENORES DE 18 ANOS VIAJAR COM APENAS UM DOS PAIS

E não para por aí. Afinal, lembram-se que meu marido não pode ir nesta viagem. Então é necessário preparar a documentação para apresentar à Polícia Federal no Aeroporto Internacional no Embarque para fora do Brasil.

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (3)

Autorização para VIAGEM INTERNACIONAL

 É necessário para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que forem viajar para outros países desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou acompanhados de terceiros.

 É dispensável quando a criança ou o adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsáveis (art. 84, I, da Lei 8.069/90).

 Em se tratando de genitor que detenha a guarda da criança ou do adolescente, será necessária a autorização do outro genitor.

 A autorização dos pais poderá ocorrer por escritura pública (art. 4º da Resolução 131-CNJ).

 O reconhecimento de firma poderá ser por autenticidade ou semelhança (art. 8º, § 1º, da Resolução 131-CNJ).

 Duas vias originais da autorização, com prazo de validade estipulado por quem autoriza (genitores, guardiões ou tutores). Lembrando que não havendo prazo fixado, entender-se-á como válida por dois anos.

  Vara da Infância e da Juventude não substitui a autorização firmada conforme a Resolução 131-CNJ pela autorização judicial.

  Veja modelo de autorização de viagem internacional

viagem-disney-passaporte-documentos-muito-diva-visto-mickey-orlando-eua (2)

Minha Experiência

Então, com passaportes, vistos e autorização de viagem em mãos, tudo correu tranquilamente, tanto no Aeroporto Internacional de Guarulhos quanto em Orlando.

Então, a autorização de viagem foi solicitada apenas na saída do Brasil. A agente da PF conferiu tudo e me devolveu. Eu, por segurança, havia feito 2 cópias, pois imaginei que uma via ficaria retida. Não ficou.

Mas para entrar nos EUA bastou apresentar o passaporte com visto. Já nas lojas e Parques eu levei uma cópia dos passaportes, que serve como ID (identidade em solo americano), e deixei os passaportes guardados no cofre do Hotel por segurança.

Agora sim, feito tudo isso, é hora de preparar as malas!

Próximo tópico: Compras em Orlando. 

ME SIGAM também nas Redes Sociais:

INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende