Categorias
LIFESTYLE Saúde

Saúde – Magnésio contra depressão e insônia

Saúde – Magnésio contra depressão e insônia.

Vamos falar de saúde? Sempre “surfando” nas ondas da internet procuro por informações de moda, beleza e saúde também, afinal não podemos nos descuidar. Recentemente me deparei com uma matéria bem interessante sobre o quanto o magnésio é um elemento mineral fundamental para que nosso organismo funcione bem. Me lembrei de quando viajei aos EUA e vi nas drogarias de lá uma quantidade absurda de suplementos alimentares, dos mais diversos tipos, inclusive o Magnésio. Resolvi pesquisar um pouco mais e compartilhar com vocês.

saude

De fato o magnésio desempenha função importante, sendo considerado o segundo mais relevante, logo após o potássio.

Saúde – Magnésio contra depressão e insônia

Recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Os dados publicados apontam que 5,8% da população nacional seja afetada pela doença. O acompanhamento médico é fundamental, mas estudos apontam também que determinadas vitaminas e minerais podem ajudar no combate à depressão. Dentre eles, o magnésio se destaca. O mineral é um regulador do sistema nervoso que previne a insônia, a ansiedade, a hiperatividade, o estresse e a depressão.

depressao-e-insonia-podem-causar-zumbido

Funções do Magnésio

Só para começar o magnésio é considerado um tranquilizante natural, pois produz o relaxamento dos músculos esqueléticos, da musculatura dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal. Além disso ajuda na contração e relaxamento muscular, na produção e transporte de energia, diminui a atividade dos radicais livres que provocam o envelhecimento celular, melhora o funcionamento cardíaco, a limpar as artérias, atua na diminuição de problemas relacionados à hipertensão, minimiza complicações relacionadas ao diabetes e ainda mantém nossos ossos saudáveis.

A deficiência de magnésio pode provocar perda de apetite, náuseas, tontura, unhas fracas, vômitos, perda de coordenação motora e ainda aumenta o risco de acidente vascular cerebral, anemia, TPM e disritmias cardíacas.

A quantidade diária recomendada é de 350 mg de magnésio que deve ser ingerido preferencialmente por fontes alimentares como: aveia, nozes, beterraba, abacate, lacticínios e vegetais verdes, figo, carne vermelha (entre muitas outras fontes).

piramide-alimentar-guia-para-uma-alimentacao-saudavel-1-1-100

SUPLEMENTOS

O suplemento de magnésio é conhecido como cloreto de magnésio. Mas só deve ser consumido se seu médico recomendar após uma análise que constate a carência do mesmo. Isso porque existem riscos do consumo em excesso de magnésio, que pode levar à pressão baixa e fraqueza muscular. Além disso, duas situações em que não se recomenda o aumento da ingestão de magnésio: pacientes com comprometimento renal, e pessoas com alto grau de bloqueio atrioventricular (bifascicular). Pois nestes casos pode reduzir a frequência cardíaca e levar à depressão da função neuromuscular, ou até respiratório.

PicMonkey Collage
Algumas opções de suplemento de Magnésio

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende