Moda Praia Biquini completa 70 anos.
“Vem chegando o verão, um calor no coração”… a música de Marina Lima como trilha sonora da estação, preparativos para curtir dias de sol, piscina, mar… E a escolha de um item indispensável – o biquíni. A cada nova coleção mais modelos, invenções, referências, possibilidades. Nem sempre foi assim. Imaginem que o biquíni está completando 70 anos, e já passou por muitas mudanças. Vamos conhecer um pouquinho dessa história?
Moda Praia Biquini completa 70 anos
Foi no ano de 1946 que o francês Louis Réard – um engenheiro automobilístico – que assumira a confecção de lingeries de sua mãe, apresentou sua criação na piscina do Piscine Molitor, em Paris. Uma roupa de banho feminina, de duas peças pequenas, que pela primeira vez mostrava o umbigo das moças. O nome bikini – foi escolhido em virtude do noticiário da época sobre os testes atômicos no Atol de Bikini. Imaginem o alvoraço causado na época. Afinal, mais que uma invenção de uma vestimenta, trouxe consigo toda uma revolução sobre liberdade e novas conquistas femininas.
Escândalo nos anos 40
Polêmico, o biquíni surgiu num momento em que as roupas de banho era feitas de algodão ou linho, e pesavam muito quando eram molhadas. O modelo da década tinha calcinha com cintura alta e as estampas mais comuns tinham flores ou bolinhas.
Modelagem feminina nos anos 50
Brigitte Bardot foi a grande musa na Cote D’Azur (França) chegando a estrelar o filme – The girl in the bikini – e abalou as estruturas com seu modelo pin-up. Nos EUA a peça continuava ainda polêmica.
Futurismo nos looks dos anos 60
A lycra conquista seu espaço na produção de biquínis e os modelos de cintura baixa e sutiãs com formatos modeladores dão novos ares à roupa de banho. O modelo usado por Ursula Andress no filme 007 contra o satânico Dr. No, inspirou mulheres e coleções em todos os cantos do mundo. Ainda nesta década foi criado o modelo “engana-mamãe” que na frente parece um maiô, mas visto de costas é um biquíni.
Crochê nos anos 70
O movimento hippie se torna referência no modo de vestir, os biquínis ganham tamanhos menores, e o crochê e outros materiais artesanais são as vedetes do momento. Os tops em formatos triangulares com cores alegres, e as calcinhas em modelo tanga surgem.
Multicolorido anos 80
Jane Fonda e seu famoso vídeo de aeróbica, vestindo roupas de ginásticas multicoloridas e preparando as mulheres para curtir o verão é um marco da época. As calcinhas super cavadas, no modelo que ficou conhecido como asa delta – e os tops combinando mostravam as curvas das mulheres na praia.
Estilo californiano nos anos 90
O modelo no estilo sunquíni reinou nas praias, com toque moderninho seguindo referências das praias da Califórnia. Estampas como animal print surgem como uma forte tendência.
Umbigo do mundo nos anos 2000
Cintos, pedrinhas, piercings e tudo quanto é tipo de adereços focam no umbigo, que ganha destaque, juntamente com o top cropped e as calças de cintura baixa, na moda praia, a calcinha em formato triangular é o grande clássico, em cores metálicas ou apenas branco.
Por uma vida fitness nos anos 2010
Ainda estamos na metade da década, e muita coisa com certeza ainda está por vir. Mas já pudemos conferir que biquínis com tiras em diferentes tamanhos, em volta da calcinha, e na cintura estão em alta. Modelos com contorno preto e cores fosforescentes no meio, em formatos geométricos (modelos lançados pela Triangl e que foram febre no ano passado). A moda está cada vez mais variada, e de modelos “cortininha” a tops maiores, calcinhas triangulares com tirinhas de amarrar a sunquínis que ganharam nova modelagem e o nome de hot pants, temos de tudo.
O vídeo produzido pelo canal Ego mostra um pouco mais desta evolução:
São 70 anos de biquíni, e parece que a cada nova temporada ele está mais jovem, mais democrático atendendo todos os estilos, gostos e tipos de corpos. Happy birthday Mr. Bikini.
Fontes de pesquisa:
Stylight Brasil , Canal Ego, e sites de Moda.
ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende