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Curso de maquiador profissional SENAC

Curso de maquiador profissional SENAC.

Já comentei (várias vezes) com vocês que estava fazendo um curso de maquiadora profissional no SENAC, lembram? Pois é, como muita gente ficou curiosa e me perguntaram referências do curso, resolvi fazer este post contando tudinho para vocês. Os prós e contras do curso, e minha avaliação final sobre o mesmo.

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Bem, com essa história de ter me tornado blogger, o que era uma paixão – o mundo de beauté – se transformou em trabalho. E quando a gente faz o que gosta sempre quer apresentar os melhores resultados. No meu caso, que sempre posto dicas e resenhas de produtinhos de beleza, senti a necessidade de me qualificar e entender mais de make up, além do meu basiquinho. Então o primeiro passo que fiz foi buscar na internet informações sobre o curso de maquiador do SENAC. Uma amiga minha que mora em São Paulo fez o curso de maquiadora no SENAC de lá, e também eu já tinha ouvido muito falar que oferecem bons cursos.

Aqui em minha cidade – Uberlândia – busquei informações na internet, achei a página do SENAC e lá mesmo é possível fazer a inscrição, com pagamento no cartão de crédito. Quando eu fiz o curso estava R$1.775,00 dividido em até 10 vezes no cartão de crédito (foi o que eu fiz). A carga horária tem 162 horas-aula, com aulas de segunda a sexta. Fiz no horário noturno (o único disponível na época) das 18h às 22h.

Curso de maquiador profissional SENAC

Entrei no site do SENAC de MG hoje, e percebi que houveram mudanças: o preço baixou (deve ser a crise) está R$1.506,00 – e agora oferece turma diurna, com aula das 8h às 12h (início previsto para 06/09/16), turma noturna, com aula das 19h às 22h (início previsto para 12/09/16). A carga horária continua a mesma, 162 horas-aula, o que significa que devem ser mais dias de aula.

Bem, meu curso teve início no dia 12 de abril, e tinha previsão de término no dia 13 de junho. No entanto nossa formatura foi no dia 22 de Junho devido a um recesso que tivemos, e vou contar o porquê.

No primeiro dia de aula tivemos uma aula de apresentação, em que conhecemos a professora, e os demais colegas. Nesta aula confesso que senti falta de uma dinâmica para maior interação da turma. Como sou professora (vocês sabem) imaginei uma aula mais animada, com vídeos de maquiagens, fotos do tipo certo e errado, talvez um tutorial em vídeo, para comentarmos de forma geral como trabalharíamos no curso. Não tivemos nada disso. Após a apresentação da professora e de cada aluno, ficamos apenas fazendo perguntas até dar a hora de encerramento da aula.

MATERIAL PARA AS AULAS

Quando me matriculei (eu e todos colegas) fomos informados que não precisaríamos nos preocupar com material nenhum (maquiagem) pois o SENAC forneceria tudo. Fiquei até surpresa pois minha amiga que fez curso no SENAC de São Paulo me contou que lá eles fornecem uma lista de materiais e cada aluno tem que se “virar” e comprar tudo para levar para a aula. No entanto, no segundo dia de aula, o primeiro de aula prática, veio a decepção: o material do SENAC era precário, quase nenhum pincel, poucas bases, batons, 2 ou 3 palettes de sombras – e já bem antiguinhas e gastas.

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Imagem ilustrativa do que esperávamos

Nenhuma cadeira própria para maquiador, trabalharíamos em cadeiras de massagem (improvisação). Enfim, um material insuficiente para uma turma com 14 alunos. Resultado: no terceiro dia de aula, cada aluno teve que levar o que tinha em casa, alguns inclusive pegaram uma sugestão de lista básica com a professora para comprar. Isso foi bem desagradável e gerou um stress inicial na turma. Eu procurei focar no que o curso tinha a me oferecer, afinal ficar reclamando não ia adiantar.

PROFESSORA E MATERIAL DIDÁTICO

A nossa professora foi uma fofa – Thalita – tem muito conhecimento e é uma profissional dedicada, experiente e de grande talento. Busquei observar cada detalhe quando ela nos apresentava uma nova técnica.

O SENAC também informou que forneceria apostila do curso. O que aconteceu apenas duas semanas após o início de aulas. Uma apostila bem encadernada que só foi apresentada aos alunos e à professora na segunda quinzena do curso. Além do mais, a apostila tinha alguns conceitos um pouco ultrapassados, e não a utilizamos nenhum dia sequer.

Os tópicos apresentados nas informações do curso foram trabalhados em sua maioria de forma prática o que é muito bom, mas não tivemos nenhum momento de “estudo teórico” para um conhecimento mais abrangente. Isso também deixou a desejar.

A cada técnica apresentada pela professora, nós alunos tínhamos que reproduzir, trabalhando em duplas. A cada aula revezávamos as duplas o que era muito positivo para termos condições de “trabalhar” com vários tipos de peles, rostos diferentes, olhos, bocas, cada formato nos exige um cuidado distinto.

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Minha primeira make foi na Lariane, aprendendo a fazer um olho marrom esfumado básico
ATENDIMENTO SEXTA BELA

Após 3 semanas de aulas começamos a fazer atendimentos no SENAC, que tem o projeto #SextaBela – aberto ao público que queira usufruir dos serviços de beleza, como maquiagem e cabelo, em que os alunos treinam as técnicas e as pessoas não precisam pagar nada.

RECESSO, MATERIAL NOVO

Após 1 mês de aula, e muitas reclamações sobre a falta de material, o SENAC resolveu implementar um recesso no calendário para que o material de maquiagem comprado por eles pudesse chegar. Dessa forma, nosso calendário foi prorrogado com o final para o dia 22 de junho. Quando retomamos as aulas, realmente tinha um material novo, com vários modelos de pincéis, e itens de maquiagem como base, batons, máscara de cílios, lápis, delineador, etc.

As marcas que tivemos acesso oferecidas pelo SENAC foram: Macrylan (pincéis), Koloss (batom, demaquilante, primer, delineador, corretivo) Catharine Hill (base, sombra, corretivo). Ainda assim, não era um material suficiente e completo. Faltando 10 dias para encerrar o curso chegou uma cadeira novinha e maravilhosa de maquiador.

Dicas – O que eu faria se estivesse na Coordenação do SENAC

Preparação antecipada do material, conferência de tudo que tem, do que não tem, e pedido (compra/parceria) do que falta. Eu montaria kits com tudo que é necessário para cada dupla. Assim, se uma turma tiver 14 alunos o SENAC deveria ter preparados 7 kits completos. As apostilas devem ser revisadas pelo professor bem antes do curso começar, e assim o professor poderá dar sua contribuição com as atualizações sobre os temas.

Essa apostila deve ser entregue no primeiro dia de aula, que aliás deve ter uma programação diferenciada, com apresentação. Mas também dinâmica de interação, vídeos, fotos (slides) com maquiagens, tutoriais, enfim um material áudio-visual que provoque a interação dos alunos. Sobre o material, ainda, como marketeer e blogger, sei o quanto empresas de Cosméticos estão cada vez mais abertas a parcerias. Assim, acredito que a coordenação do SENAC deveria entrar em contato com algumas empresas e apresentar uma proposta. Imagina se uma empresa não gostaria de estar vinculada ao curso de formação de maquiadores profissionais? Com certeza fornecerá todo o material necessário, em troca de divulgação de sua marca (como ninguém lá pensou nisso ainda???).

Minha avaliação do Curso

Como educadora há tantos anos, eu acredito que sempre podemos aprender, e no curso de maquiador profissional não foi diferente. Aprendi, e muito. Muitos detalhes que fazem de mim, hoje, uma maquiadora de verdade, pois estou mais atenta a cada etapa, a uma preparação de pele cuidadosa, e, acreditem, não tenho mais medo do delineador, kkkkkk.

Já estou começando a dominar essa arte. Quanto ao SENAC, não sei se nossa turma foi a segunda ou terceira neste curso, mas imagino que eles devem ter aprendido muito também com as falhas ocorridas com nossa turma. Nossa professora foi excelente, e acredito que se ela continuar lecionando cada vez mais aprimorará suas aulas. Não é um curso barato (R$1775 ou R$1506) não nasce em árvores, por isso é preciso melhorar a estrutura do curso. Eu aprendi muito, e não me arrependo de ter feito. Se fosse para dar uma nota, daria 7,0.

Conclusão de Curso

Para o encerramento do curso tivemos que produzir um desfile, no qual foram formadas duplas (sorteio) com temas de maquiagem (sorteio) para cada dupla. Além da avaliação final o desfile teve também uma avaliação de jurados externos que premiaram 3 duplas.

A produção para o Desfile foi muito animada. Ainda mais que minha dupla foi com a querida Tamires, que é uma lindinha, e muito criativa. Desde o início minha intenção com o desfile foi o aprendizado, e não foquei na premiação. Mas devo deixar uma observação – os temas sorteados eram muito diferentes o que dá mais oportunidades de criação para uns do que para outros. Acredito que seria mais justo um tema, ou categoria único, pois não dá para uma maquiagem social competir com uma maquiagem artística né?

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Produzindo a make da minha fofolete
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Tamires também maquiando minha fofolete
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Resultado de nosso trabalho – Lelê com make anos 60
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Lelê na passarela
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Mini Diva
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Formandas, teacher, e nossa modelo

Eu adorei o trabalho de todos os colegas e realmente a dupla vencedora, Mariana (minha amiga lindinha do Blog da Mariana Poli) e Tânia mereceram, pois a produção delas ficou Impecável (tema: maquiagem oriental).

Eu e a Tamires produzimos minha filha, Letícia, que foi nossa modelo. Nosso tema era maquiagem dos anos 60, e fiquei muito feliz com nosso trabalho, vocês podem conferir as fotos.

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No último dia, após o desfile, fizemos um chá de fraldas para nossa professora fofolete, que está gravidinha.

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Com nossa teacher fofolete e gravidinha: Thalita

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E assim foi nosso curso. Caso alguém tenha alguma dúvida pode me perguntar aqui que responderei.

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