Como deixar as unhas lindas e saudáveis

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Olá amoras,

Vamos falar de unhas bonitas?

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Não basta investir em todos os lançamentos de cores de esmaltes. E, vamos combinar, como conseguem criar tantas cores novas??

Enfim, a indústria de esmaltes tem investido cada vez mais em novidades, em cores, benefícios, cuidados para as unhas.
Mas é importante sabermos que para que as unhas fiquem bonitas – e SAUDÁVEIS – precisamos de alguns cuidados.

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Minhas unhas até pouco tempo atrás eram bem frágeis, quebravam com facilidade, e com manchinhas brancas.

Em consulta à minha dermatologista, e conversando com minha manicure, investi em cuidados simples, mas que mudaram completamente minhas unhas.

Dicas da Dermatologista

1-Alimentação

Alimentação é o primeiro cuidado importante para unhas bonitas e saudáveis. Alimentos ricos em proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio são essenciais para a saúde das unhas. Uma alimentação com baixa ingestão dos nutrientes acima pode resultar em unhas fracas, que se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além do que, ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Entenda cada um dos elementos essenciais para ter unhas saudáveis e lindas:

Biotina – é uma vitamina do complexo B, essencial para manter as unhas fortes e agilizar o seu crescimento.

Vitamina A – antioxidante, que ajuda a manter a visão, a função imunológica, o metabolismo ósseo e a saúde da pele, cabelos e unhas.

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Ferro – sal mineral que está diretamente envolvido no transporte do oxigênio pelas hemácias, as células vermelhas do sangue. Fortalece as unhas.
Zinco- mineral da imunidade, que participa de reações químicas em centenas de enzimas que regulam a função corporal (síntese de proteínas, reprodução celular, cicatrização de feridas). Fortalece as unhas.

Cálcio – importante para a saúde dos ossos e dentes assim como as unhas também precisam de cálcio. Ajuda na força e dureza das unhas.

Enxofre – mineral essencial para a síntese de colágeno, um componente vital para a saúde e flexibilidade das unhas, pele, cabelos, articulações, ossos e tendões. Sua reputação é de mineral da beleza, justamente pela sua ação direta na produção de colágeno. Também tem papel importante no metabolismo das vitaminas do complexo B, incluindo a biotina. Estimula a imunidade e luta contra os radicais livres.

Proteínas – compostos orgânicos que ajudam a ter unhas fortes. Como a unha é feita de queratina (um tipo de proteína) ela precisa ser reposta para manter a força e a capacidade de crescimento. O colágeno forma a matriz do qual os sais minerais já citados anteriormente se fixam para deixar as unhas fortes e resistentes. Quando mais colágeno disponível, maior será a fixação destes minerais essenciais e, conseqüentemente, ocorre uma melhora no aspecto e crescimento das unhas.

Além dos alimentos com os componentes acima, a indústria farmacêutica também oferece algumas capsulas com os nutrientes citados.
*É importante, sempre consultar seu dermatologista antes de ingerir qualquer tipo de medicamento (principalmente no caso de gestantes e jovens abaixo de 12 anos). Relato aqui minha experiência, mas lembre-se que a automedicação não é recomendada.
2- Complementos vitamínicos

Algum tempo atrás, minha dermato me indicou o Pantogar: um complexo de substâncias (vitaminas, aminoácidos, queratina eleveduras) utilizado no tratamento da queda de cabelo difusa e de problemas estruturais nos cabelos e nas unhas. Para as unhas frágeis fornece substâncias fortificantes como o pantotenato de cálcio, cistina e queratina.

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Nos EUA algumas dessas vitaminas são encontradas facilmente em drugstores e até hipermercados (Walmart) com preços muito baixos.

 

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3- Base fortalecedora e hidratante

Além do Pantogar, minha dermato me indicou: uma base fortalecedora da Dermage, e um creme de mãos (hidratante) também da Dermage.

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Dicas de manicure:

1. As cutículas devem ser retiradas por completo, se possível. Quando a manicure “picota” muito, deixa as pelezinhas levantadas, comprometendo o resultado estético do trabalho;

2. O ideal é que as unhas sejam lixadas sempre retas, sem cortar os cantos, para não encravarem;

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3. Óleo de cravo e pomada Hipoglós, ou Bepantol, que contêm vitaminas A e E, agem nas unhas e nas cutículas e dão bons resultados de hidratação;

4. O extra-brilho sempre confere maior durabilidade ao esmalte;

5. Sempre que possível, retire o esmalte um dia antes de ir à manicure, porque assim a unha respira um pouco;

6. Hidrate diariamente as unhas e as mãos com cosméticos que contenham substâncias umectantes em sua formulação.

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Desta forma, estabeleci a seguinte rotina:

– investi em alimentos ricos nas vitaminas e substâncias importantes no fortalecimento das unhas, como: tomate, cenoura, amêndoas, gelatina, leite, ovos.

– 2 cápsulas de pantogar por dia – uma no almoço, outra no jantar (conforme indicação médica)

– hidratação diária das mãos e cutículas. Como tenho aflição de ficar com a mão “melecada” de creme, defini que faria essa hidratação toda noite, antes de dormir, o que foi ótimo, pois com o creme no criado, ao lado da cama, não me esqueço.

– tirar o esmalte das unhas no mínimo com 24 horas antes de fazer as unhas novamente. As unhas precisam respirar.

– uso da base fortalecedora, embaixo do esmalte.

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Curiosidade:

Manchinhas brancas nas unhas (leuconíquia), diferentemente do que diziam nossas avós, não significam que você vai ganhar um presente (kkkk). Na imensa maioria dos casos, as manchas brancas na unha surgem por pequenos traumas, que podem incluir mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure. Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente.

Então vamos cuidar das unhas e divar, babes!

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