Como criar composição de quadros no estilo galeria.
Decorar uma parede parece uma tarefa fácil, mas quando partimos para a prática, começam a surgir várias dúvidas: que tipo de quadro escolher, tamanho, moldura, quantidade de quadros. São muitas as opções que existem, e precisamos ficar atentas ao ambiente que será decorado, quais suas dimensões, se existe um tema, e como faremos a composição dos elementos. Decoração é uma de minhas paixões. Estou sempre estudando a respeito e recentemente conclui o curso Técnico de Executivo de Design de Interiores e Paisagismo.
Os quadros ajudam a compor os ambientes, criando uma atmosfera confortável visualmente, acusticamente e até psicologicamente. As possibilidades são muitas: gravuras, desenhos, fotos, pinturas e até adesivos de parede ou esculturas de parede. Dessa forma, às vezes nos perdemos nas inúmeras possibilidades. Por isso, uma dica de um especialista sempre ajuda. Nos meus estudos e pesquisas, em revistas de decoração e sites especializados encontrei algumas informações importantes que podem nos ajudar.
Como criar composição de quadros no estilo galeria
Uma forte tendência tem sido as “paredes galeria”, que nada mais é que uma parede com diversos quadros. Elas conferem estilo e são práticas pois podemos mostras várias fotos (ou pinturas, ilustrações) de uma vez só, no mesmo lugar, compondo um espaço criativo e com muita personalidade. Essas galerias podem ser montadas de várias formas, em paredes grandes ou pequenas, com quadros (molduras) de diversas formas e cores. No entanto alguns cuidados devem ser tomados.
Escolha da moldura
De acordo com a gerente do Espaço Moldura Minuto Gabriel – Priscilla Costa:
- a moldura além de combinar com a tela, precisa também harmonizar com o ambiente;
- telas nas quais foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, o ideal é usar molduras neutras, para que a moldura não interfira nas cores da imagem;
- cores marcantes no passe-partout (aquela lateral entre a gravura e a moldura, que pode ser colorida, e de várias larguras) ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva, mas atenção: depende da imagem, nem sempre o colorido combina com o que está sendo emoldurado.
Para um quadro colorido, uma opção para acentuar suas cores é a utilização de molduras com tonalidades claras: como bege e branco. Outra curiosidade é que para criar uma “parede galeria” as molduras não precisam ser todas iguais. Até podem ser, mas isso vai depender da personalidade e do estilo que se busca imprimir. Uma parede com molduras diferentes vai garantir modernidade e sofisticação ao ambiente. Outra possibilidade é combinar a composição com gravuras, fotos e espelhos. Para os espaços pequenos, fica a dica: evitar uma quantidade excessiva de quadros, e ainda priorizar elementos de tamanho médio a pequenos (evitando os grandes).
Montando uma Parede Galeria
As opções são quase infinitas, e nem sempre temos aquela noção de exata de como ficará o resultado final, dessa forma uma dica excelente é, após escolher as peças que farão parte da composição, faça moldes de papel no tamanho de cada quadro e teste o posicionamento de cada um, até chegar numa configuração que lhe agrade (veja o modelo da foto).
Tamanhos e Estilos
Para as composições é interessante trabalhar com várias dimensões de quadros (pequenos, médios e grandes) de uma forma harmônica poderão conferir um resultado moderno e estiloso. Mas se você daqueles pessoas que tem TOC e adora tudo muito certinho, com tamanhos iguais, não se preocupe, trabalhe com molduras iguais e monte uma composição completamente alinhada.
- Estilo irreverente – quadros pequenos e de tamanhos semelhantes, próximos e em alturas diferentes, confere um quê de colecionador à composição.
- Estilo descontraído e divertido – agrupar quadros com molduras, tamanhos e temáticas diferentes (com equilíbrio de pesos e volumes), gerando a sensação de um espaço cultural.
- Estilo clássico – agrupar quadros com molduras iguais de tamanho iguais de forma simétrica, conferem uma sensação de organização.
Fixação dos quadros
Detalhes que fazem toda a diferença devem ser observados no momento de se fixar os quadros na parede:
- Distância – a distância dos quadros com relação ao móvel que está abaixo deve ser de pelo menos 25 cm. Dessa forma, o eixo das imagens devem estar na altura dos olhos (de uma pessoa adulta de pé) o que pode girar entre 1,60m e 1,70m (altura média).
- Disposição – o ideal é que quadros maiores sejam fixados em paredes grandes, e que possam ser vistos de uma longa distância, isso permite que o observador consiga ter uma visão geral do seu desenho.
Que tal amorinhas? Gostaram das dicas?
ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende