O que fazer quando sua encomenda não é entregue pelos Correios?

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Olá amoras!

Hoje venho compartilhar com vocês uma experiência nada feliz que tive ao utilizar o serviço dos Correios.
Em novembro de 2014 realizei um concurso cultural em meu Instagram @blogmuitodiva , e o prêmio foi um kit Blockbuster de Make-up da Sephora. O concurso correu bem e em dezembro saiu o resultado. Enviei o prêmio para a vencedora via Correios, pelo SEDEX. Fiquei tranquila, pois sempre acreditei que o Sedex era o serviço mais confiável de envio.

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Acontece que o tempo passou, e eu e a vencedora acompanhamos o código de Rastreio dos Correios que não saia do lugar. Aparecia a data da postagem e encaminhamento para a central dos Correios de minha cidade. Como era dezembro imaginei que o atraso seria devido ao acúmulo de encomendas em virtude do Natal.

Só que o tempo foi passando e nada. Fiquei preocupada, meu nome e de meu blog estavam em jogo. Procurei onde entrar em contato com os Correios: telefone, email, etc. Pasmem, mas não existe uma central de atendimento ao consumidor. Pesquisei no Google o que fazer, e infelizmente vi que meu caso não era o único, muitas pessoas reclamavam do péssimo serviço de atendimento ao consumidor dos Correios.

Nos sites como Reclame aqui, milhares de reclamações sem nenhuma resposta da empresa. Enfim encontrei um comentário de alguém que, como eu, tinha passado pela mesma situação. Aprendi que o único lugar para registrar algum tipo de reclamação deve ser feito dentro do site: Fale Conosco. Ao entrar neste tópico deverá preencher todo o formulário abaixo, e aguardar o contato dos correios. Prepare-se para esperar muito.

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Acontece que, pelo menos comigo, a resposta neste ponto foi ridícula, não deu nenhuma solução. A partir de então, depois deste primeiro contato você poderá entrar em contato com a Ouvidoria (também dentro do site) com posse do número de protocolo do primeiro atendimento. Prepare-se para uma verdadeira novela e muita paciência.

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Dei entrada na minha manifestação no Fale Conosco em Dezembro/2014. Obtive uma resposta (estamos avaliando) e então abri uma manifestação junto à Ouvidoria em Janeiro de 2015. A ouvidoria me enviou uma série de respostas (estamos procurando, etc), e a cada resposta recebida em meu email havia a possibilidade de reabrir a reclamação. Como não havia obtido uma resposta sobre onde estava a mercadoria enviada, ou se eles me restituiriam o valor, continuei reabrindo exaustivamente. Foram mais de 10 novas manifestações.

Um ponto importante disso tudo, que, até então eu confesso, não tinha conhecimento é a respeito de declaração do valor do objeto e seguro no caso de perda (eu sabia para casos de encomendas internacionais, mas nacionais não). Quando busquei informações na internet e vi este tópico, peguei meu comprovante de envio e encontrei a informação: Valor declarado do objeto: R$100,00.

Acontece que NUNCA nenhum atendente dos Correios me perguntou o valor do objeto que estava enviando, nem se eu queria seguro, nem nada. Busquei os vários comprovantes de envio que guardava e observei que em todos, o valor “declarado” era R$100,00. Deduzi que deve ser “praxe” dos funcionários “chutarem” esse valor. Acontece que o objeto que enviei custou quase R$300,00 mais o envio que paguei (R$46,00).

Desta forma, continuei minhas reclamações até o momento (muitos meses depois) em que os Correios admitiram que minha encomenda foi perdida e que eu deveria ser ressarcida. Mais uma vez me direcionaram para um link que não dava pra dar continuidade, então continuei reabrindo o protocolo de reclamação (via ouvidoria), questionando como seria ressarcida de meu prejuízo. Enfim semana passada, Julho/2015, recebi em minha conta corrente o depósito de R$146,00 dos Correios (R$100,00 referente ao valor “declarado” pelo funcionário dos Correios, e R$46,00 pelo valor pago ao Sedex).

Com minha experiência espero ajudar as pessoas que usam os serviços dos Correios para envio de objetos e que aprendam algumas lições, como eu aprendi:

Sedex parece seguro, mas não é infalível – ao usar lembre-se de declarar o valor real do objeto (para eventuais problemas).
Se tiver algum problema você já sabe o caminho a seguir (conforme as telas apresentadas acima) – somente via Site – não existem telefones nem e-mails.
Seja persistente, paciente, insista, não desista. Somente por isso diminui meu prejuízo sendo ressarcida do valor declaro mais o valor da postagem.

Alguém aí também já sofreu com os Correios?

Kisses,
Thatá

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