Moda Praia|Biquini completa 70 anos em ótima forma

Resenha: Base líquida matte Ruby Rose
27 de setembro de 2016
Resenha: Shampoo e Condicionador Blow Dry Express da Ponto 9 Professional
29 de setembro de 2016

Olá amoras!

“Vem chegando o verão, um calor no coração”… a música de Marina Lima como trilha sonora da estação, preparativos para curtir dias de sol, piscina, mar… E a escolha de um item indispensável – o biquíni. A cada nova coleção mais modelos, invenções, referências, possibilidades. Nem sempre foi assim. Imaginem que o biquíni está completando 70 anos, e já passou por muitas mudanças. Vamos conhecer um pouquinho dessa história?

A-evolução-do-biquíni-ao-longo-das-décadas-StylightFoi no ano de 1946 que o francês Louis Réard – um engenheiro automobilístico – que assumira a confecção de lingeries de sua mãe, apresentou sua criação na piscina do Piscine Molitor, em Paris – uma roupa de banho feminina, de duas peças pequenas, que pela primeira vez mostrava o umbigo das moças. O nome bikini – foi escolhido em virtude do noticiário da época sobre os testes atômicos no Atol de Bikini. Imaginem o alvoraço causado na época. Afinal, mais que uma invenção de uma vestimenta, trouxe consigo toda uma revolução sobre liberdade e novas conquistas femininas.

Louis-Réard-bikini-Lola-Who-Fashion-Music-Photography-Blog-

Sr. Louis Réard e a modelo Michelle Bernardini

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-40Escândalo nos anos 40
Polêmico, o biquíni surgiu num momento em que as roupas de banho era feitas de algodão ou linho, e pesavam muito quando eram molhadas. O modelo da década tinha calcinha com cintura alta e as estampas mais comuns tinham flores ou bolinhas.

bikini anos 40

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-50Modelagem feminina nos anos 50
Brigitte Bardot foi a grande musa na Cote D’Azur (França) chegando a estrelar o filme – The girl in the bikini – e abalou as estruturas com seu modelo pin-up. Nos EUA a peça continuava ainda polêmica.

bikiniday-gallery15

Brigitte Bardot no filme “The girl in the Bikini”

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-60

Futurismo nos looks dos anos 60
A lycra conquista seu espaço na produção de biquínis e os modelos de cintura baixa e sutiãs com formatos modeladores dão novos ares à roupa de banho. O modelo usado por Ursula Andress no filme 007 contra o satânico Dr. No, inspirou mulheres e coleções em todos os cantos do mundo. Ainda nesta década foi criado o modelo “engana-mamãe” que na frente parece um maiô, mas visto de costas é um biquíni.

biquini anos 60

Ursula Andress no filme “007 contra o satânico Dr. No”

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-70Crochê nos anos 70
O movimento hippie se torna referência no modo de vestir, os biquínis ganham tamanhos menores, e o crochê e outros materiais artesanais são as vedetes do momento. Os tops em formatos triangulares com cores alegres, e as calcinhas em modelo tanga surgem.

biquini anos 70

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-80Multicolorido anos 80
Jane Fonda e seu famoso vídeo de aeróbica, vestindo roupas de ginásticas multicoloridas e preparando as mulheres para curtir o verão é um marco da época. As calcinhas super cavadas, no modelo que ficou conhecido como asa delta – e os tops combinando mostravam as curvas das mulheres na praia.

biquinis anos 80

anos-80_monique-evans-349x479

Stylight-A-evolução-do-biquini-década-de-90Estilo californiano nos anos 90
O modelo no estilo sunquíni reinou nas praias, com toque moderninho seguindo referências das praias da Califórnia. Estampas como animal print surgem como uma forte tendência.

Stylight-A-evolução-do-biquini-2000

Umbigo do mundo nos anos 2000
Cintos, pedrinhas, piercings e tudo quanto é tipo de adereços focam no umbigo, que ganha destaque, juntamente com o top cropped e as calças de cintura baixa, na moda praia, a calcinha em formato triangular é o grande clássico, em cores metálicas ou apenas branco.

biquini anos 2000

Stylight-A-evolução-do-biquini-2010Por uma vida fitness nos anos 2010
Ainda estamos na metade da década, e muita coisa com certeza ainda está por vir, mas já pudemos conferir que biquínis com tiras em diferentes tamanhos, em volta da calcinha, e na cintura estão em alta. Modelos com contorno preto e cores fosforescentes no meio, em formatos geométricos (modelos lançados pela Triangl e que foram febre no ano passado). A moda está cada vez mais variada, e de modelos “cortininha” a tops maiores, calcinhas triangulares com tirinhas de amarrar a sunquínis que ganharam nova modelagem e o nome de hot pants, temos de tudo.

biquini anos 2010

biquini anos 2010 2

O vídeo produzido pelo canal Ego mostra um pouco mais desta evolução:

São 70 anos de biquíni, e parece que a cada nova temporada ele está mais jovem, mais democrático atendendo todos os estilos, gostos e tipos de corpos. Happy birthday Mr. Bikini.

Fontes de pesquisa:
Stylight BrasilCanal Ego, e sites de Moda.

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @blogmuitodiva
FACEBOOK: blogmuitodiva
YOUTUBE: Blog MuitoDiva
Snap: blogmuitodiva

Kisses,

Thatá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *