Fio da Meada Shopping Iguatemi SPFW N42.
Mais um post sobre a semana de moda em São Paulo. Além dos desfiles, aconteceu paralelamente o evento Fio da Meada organizado pelo Shopping Iguatemi São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos. O evento fez parte da programação oficial do SPFW N42 e contou com uma agenda de 2 semanas com painéis, workshops e palestras. Sabendo disso, fiz minha inscrição para 2 painéis, e foi uma pena não ter conseguido viajar antes para São Paulo. O Fio da Meada teve início no dia 17 de outubro e seu encerramento foi no dia 28 de outubro.
Fio da Meada Shopping Iguatemi SPFW N42
Primeiro tenho que contar minha experiência no Shopping Iguatemi, eu ainda não conhecia e fiquei encantada, me senti em outro país, tamanho a beleza e o luxo do shopping que tem lojas das grandes marcas mais famosas internacionalmente como: Chanel, Michael Kors, Dolce e Gabbana, Prada, Gucci entre muitas outras. A organização do evento também foi impecável, e os painéis que participei aconteceram no espaço do Cinemark no 8º andar do shopping.
Painel: Percepção, Mídia e Imagem
- Mediador: Giovanni Bianco (Diretor Criativo que tem trabalhos com Madonna, Anitta, entre outras estrelas)
- Participantes: Anitta (cantora), Camila Coutinho (blogger) e Roberto Martini (CEO da holding Flag)
O tema, de extrema relevância em tempos de crescente importância das mídias digitais, teve seus pontos altos e acalorados de debate. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a fala de Roberto Martini, que tratou da questão do tempo. Sim, não temos como falar de mídias sem falar de tempo, aliás, o tempo permeia toda nossa existência e na atualidade, as mídias digitais também.
Assim a tão proclamada acessibilidade à internet tem de fato acontecido, e hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha nenhum tipo de acesso ao mundo virtual. E o que isso significa? Que o nosso tempo mudou. Sim, não temos mais as 24h que tínhamos antes. No relógio você até pode acreditar que ainda tem, mas o tempo é dinâmico e flexível e depende diretamente da época em que vivemos.
Portanto, pense, quantas vezes você já foi interrompido enquanto lia esse post? (mensagem no whatsapp, fazendo outras leituras na internet, uma olhadinha no facebook, no instagram). Dessa forma, nosso tempo de fato encolheu, e por isso temos essa sensação de que o tempo está voando. Já estamos em novembro, as lojas já começaram suas campanhas de Natal, e daqui alguns dias já estaremos falando em Carnaval.
Assim, pessoas, empresas, influencers de quaisquer áreas, não somente da Moda, devem estar atentos às melhores formas de entrar em contato com seus clientes, seguidores, stakeholders. Como se posicionar frente o mercado, e como seremos percebidos fará toda a diferença para uma campanha alcançar (ou não) o resultado planejado.
Painel: A fotografia de moda em tempos digitais
- Mediador: Hélio Rosas
- Participantes: Felipe Hellmeister (fotógrafo e diretor de cena) e Gui Paganini (fotógrafo de moda)
Os participantes, dois fotógrafos super reconhecidos internacionalmente, nos mostraram um pouco a questão da mudança de paradigmas no mundo da fotografia. Com o mundo digital tomando conta de quase tudo, a questão da criatividade e do olhar se tornam ainda mais importantes para diferenciar os trabalhos e o processo de criação. Já que a qualidade final, em termos de pixels, tende a ser muito parecida.
“O fotógrafo cria uma intimidade muito forte e efêmera com o seu objeto. Na hora que essa ligação ocorre de fato, é quando o trabalho acontece” disse Felipe Hellmeister. “Eu tento sempre ter controle do meu trabalho. Em editoriais, eu consigo ser mais autoral, em publicidade você tem que se preocupar com o cliente, em vender, isso deixa o trabalho mais engessado”, afirmou Gui Paganini, conhecido por ser o fotógrafo preferido de Gisele Bundchen.
Sobre a influência das mídias digitais o que ficou evidente é que, em todas as esferas, o cuidado sobre o que se produz deve ser cada vez maior, haja vista a super exposição a que todos estão sujeitos.
De acordo com os organizadores, parece que o Fio da Meada será um evento recorrente, e podemos nos preparar para as próximas edições. Ter um espaço para discutir moda e ir além do trivial é realmente enriquecedor, e só tenho a parabenizar a iniciativa e ousadia do Shopping Iguatemi em ter criado essa plataforma de ação e reflexão sobre moda e tudo que a permeia.
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