Dulcerrado Experience viagem ao mundo dos cafés.
Sabe aquele cafezinho que a gente adora tomar? Você tem noção de como é o trajeto dele até chegar em sua mesa? Confesso que eu também tinha apenas uma vaga ideia, mas esta semana tive a oportunidade de participar de um evento que me deixou ainda mais apaixonada por essa bebida que é unanimidade nacional.
Recebi um convite para o Dulcerrado Experience que aconteceu no dia 14/02/17 em Patrocínio/MG. O objetivo deste encontro foi promover uma experiência no mundo dos cafés especiais, composta pelas etapas de produção, preparo e degustação, como diferenciar, como apreciar, e como degustar e harmonizar essa bebida tão deliciosa.
Dulcerrado Experience viagem ao mundo dos cafés
Primeiramente fomos conhecer a Expocaccer – cooperativa dos cafeicultores do Cerrado – que é o canal de exportação da Região do Cerrado Mineiro, e envia para mais de 30 países, através de clientes internacionais, o café premium produzido na região. Sua unidade armazenadora e processadora de cafés é a maior da região. São mais de 1 milhão de sacas produzidas por ano, sob rigorosos processos de qualidade.
Enão lá tive a oportunidade de conhecer o caminho que seguem os grãos de café, desde que chegam, com máquinas que fazem todo controle de qualidade: separação de impurezas, seleção de grãos por tamanho, por cor, conforme as especificidades requeridas por cada cliente. Minha primeira surpresa foi saber que o café mais escuro – não é o melhor.
EXPOCACCER
Depois fomos conhecer a unidade administrativa da Expocaccer, e o Sr. Bartolo, presidente da cooperativa nos falou um pouco sobre a paixão do produtor de café. Nesta unidade também pudemos conhecer o espaço em que o provador de café faz as análises de degustação, com base nos sentidos do paladar e olfato. Primeiramente os grãos são cheirados ainda crus. Depois é feita uma análise do grão torrado, e após é realizado o processo usando o vapor d’água desprendido da infusão após colocar água quente.
Assim, a partir do aroma deste vapor já é possível fazer uma avaliação. Depois o profissional faz a prova de paladar colocando a bebida na boca com bastante pressão, fazendo o café circular na boca para poder sentir e avaliar acidez, amargor, e demais sabores.
Enfim, conhecemos a Dulcerrado Cafés Especiais do Produtor – uma cafeteria linda, aconchegante, perfeita para encontrar com amigos e degustar os melhores cafés da região. Lá tivemos um happy hour com degustação orientada de cafés premium, com direito a aula de harmonização. Lembrei do filme Ratatouile em que Remi – o mini chef – tenta ensinar seu irmão a degustar os sabores da melhor forma.
Assim, aprendi que um café de alta qualidade, para um amante de cafés, deve ser saboreado sem açúcar. Isso pode assustar algumas pessoas no início (eu por exemplo que não gosto de nada amargo). Após um gole do café (sem açúcar) uma mordida num pão de queijo com um pouquinho de geléia e voilá – uma explosão de sabores – realçando a delícia do café. Aprendi que o café comum que compramos no mercado exige o açúcar, pois não é feito dos melhores grãos, é torrado demais, fica mais escuro e tem o cheiro e aroma bem mais amargos.
PICOLÉ de Café
Como cereja do bolo o lançamento do Picolé Ice Capuccino – Uma mordida que nos transporta a um mundo de sabores e texturas, em que a mistura do capuccino, a calda de chocolate e pequenos pedaços de castanha harmonizam perfeitamente. Essa delícia será comercializada, inicialmente, na Dulcerrado Cafeteria, mas já estamos na torcida pela expansão para restaurantes, sorveterias e docerias da região.
Outra novidade foi o lançamento da Caixinha de assinaturas – todo mês serão selecionados cafés especiais e os assinantes receberão em suas casas. Farei em breve um post com mais informações. Vejam minha box de lançamento:
ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: thaysnrezende
YOUTUBE: ThaysRezende