Como organizar uma Festa do Pijama para sua filha

Encontro de Blogueiras Bio Extratus
11 de junho de 2015
Afinal qual a diferença entre BB cream, CC cream e DD cream?
17 de junho de 2015

Olá amoras,

Hoje a dica é para as mamães que, como eu, tem filhas já na pré-adolescência. Está chegando o niver da minha bebê, Letícia, que já vai fazer 13 aninhos (ok, já é uma adolescente né, OMG, o tempo vôou).

Este ano a Lelê não quer uma festinha comum, veio me pedir para fazer uma “Festa do Pijama” no Niver dela. E logo eu pensei: “como organizar uma festa do pijama?”

Afinal é o tipo de coisa que na teoria é bem mais simples de organizar do que na prática.

Recorri às minhas pesquisas na internet, e encontrei algumas dicas bem interessantes que somadas à minha experiência se configuram nas dicas a seguir.

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (2)

O QUE É UMA FESTA DO PIJAMA? (SLEEPOVER, PAJAMA PARTY, PIJAMA PARTY)
Adolescentes adoram se reunir, e parece que o assunto delas não tem fim. Ainda me lembro de quando ia dormir na casa de minhas amigas, e realmente era uma festa. As festas do pijama são ótimas para meninas. Elas podem relaxar, confraternizar, “bagunçar” e se divertir. No entanto, é importante que a anfitriã esteja preparada e seja legal, para que todas possam aproveitar ao máximo.

1- PREPARATIVOS: ANTES DA FESTA

Estabelecer as regras
Conversar com sua filha e estabelecer as regras é fundamental. É preciso negociar os horários. Até que horas as meninas poderão ficar acordadas? O barulho está liberado? Elas poderão usar a cozinha? Dessa forma, você não corre o risco de interromper as meninas bem no meio da curtição.

Comprar muitas guloseimas
Ok, as mamães preocupadas (como eu) e as dentistas que nos perdoem, sabemos que doces não são saudáveis, a noite então, é complicado, por conta dos dentes, cáries, etc. Mas é uma exceção. Apenas para uma festa. Bala, pirulito, chocolate, doce de leite, sorvete… Essas são algumas delícias que as garotas adoram. Sem contar que uma mesa de doces pode funcionar como a própria decoração da festa. Já pensou? Simples, criativo e de-li-ci-o-so!
Importante: lembrar as meninas de escovarem bem os dentes antes de dormir.

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (6)
Convidar pelo menos uma semana antes
É importante avisar com antecedência. Dependendo da idade das meninas e dos pais das amigas, talvez nem todas possam dormir fora, talvez a mãe da amiga queira falar com você para se certificar da festa. Os convites devem incluir todas as informações necessárias como: quando será a festa, onde, e até que horas do dia seguinte devem ser buscadas. Antes de sair convidando todas as amigas é preciso fazer uma avaliação de quantos colchões você tem, onde vão dormir, e como vai funcionar.

Limpar a casa antes da Festa do Pijama
É claro que precisamos ter a casa limpa sempre, mas conversar com a filha sobre a importância de manter o quarto e banheiro bem arrumados é válido também. Ninguém quer ficar incomodada a respeito do descuido da casa, e casas limpas oferecem um ambiente melhor para noites do pijama. Deixe a casa pronta para as convidadas. Certifique-se de que o banheiro esteja limpo para as convidadas poderem usá-lo.

Organizar com antecedência as atividades para as garotas
Manter várias garotas ocupadas dá um bocado de trabalho, e você vai precisar de materiais. Certifique-se que tem tudo o que precisa para as atividades.
Itens que podem ser interessantes para as atividades: maquiagem, tablet, TV com DVD e filmes para adolescentes, guloseimas, jogos.

Não se esqueça também da comida, refrigerantes, sucos, que se encaixem nos seus planos para jantar e café da manhã.

Check list para antes da Festa – Repasse para sua filha:
* Bom humor antes das pessoas chegarem. Não deixar que pequenas coisas aborreçam e estraguem o humor e a noite.
* Evitar dramas ou brigas. Isso pode arruinar a noite de qualquer um!
* Certificar-se de que todas tenham um saco de dormir/colchão, e tudo o que precisam.
* Estar preparada para uma jornada durante toda a noite! Dessa forma, faça as compras supermercado um dia antes da noite do pijama para ter um estoque de comida – preferivelmente, batatas chips e biscoitos.
* Garanta que nenhum irmão menor (ou maior) atrapalhe!
* Garanta que as convidadas tenham a mesma faixa etária.
* Certifique-se de que todas tenham comida e bebida suficientes.
* Certifique-se de convidar amigas que se gostem ou que pelo menos se respeitem; nunca convide amigas que se odeiam – isto poderia ser o caos.

Check list de itens para a festa:

  • Filmes
  • Música
  • Comida e bebidas
  • Maquiagem
  • Computadores/laptops
  • TV
  • Cobertores e travesseiros extras
  • Amigos para confraternizar (ha!)
  • Vídeos games e controles remotos
  •  Máscaras faciais e outros itens de SPA
  • Escovas de dente novas (no caso de alguém esquecer)

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (8)

2- DURANTE A FESTA

Receber as convidadas assim que chegarem.
Combine com sua filha como ela deverá proceder quando as amiguinhas chegarem. Ela deve mostrar onde as amigas poderão guardar seus pertences. E fazê-las se sentirem bem-vindas, oferecer um refrigerante ou outra bebida.

Deve-se esperar que todas cheguem antes de fazer algo diferente.

Dicas de Atividades:

1- Maquiagem
As garotas adoram maquiagem, deixe separado o que elas poderão usar. Informe sua filha como devem usar.
Tirar fotos de todos as makes feitas. Podem escolher a melhor, ou simplesmente curtir, fazendo selfies com as amigas.
Não se esqueça de deixar lencinhos demaquilantes para usarem ao final da brincadeira. Domir com make faz mal para a pele.

 

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (1)2- Faça o próprio filme
Com um celular ou câmera fotográfica é possível filmar, ou fazer um clipe musical.

3- Falar sobre garotos.
Uma festa do pijama é um dos únicos momentos em que as garotas podem falar sobre os garotos de quem gostam.

4- Assistir filmes
Filmes são sempre uma diversão. É importante escolher um gênero que todas as convidadas gostem.

5- Jogos e atividades engraçadas para a festa do pijama

6- Contar histórias secretas.
Invente histórias de fantasmas ou leia de um livro.

7- Deixar o computador pronto!
Podem pesquisar músicas, jogos, vídeos engraçados.

8- Música.
Preparar uma lista de músicas para a festa com todas as músicas favoritas.

9- Revistas para adolescentes
Para as adolescentes, isto geralmente significa revistas de fofocas.

10- Tire fotos
Não tem como negar: você vai querer postar, pelo menos, uma fotinha nas redes sociais, um vídeo divertido no Instagram e mandar um Snap para os amigos. Mas não se esqueça de fotografar também aqueles momentos para ficar só entre suas amigas e você. Chamamos esses momentos, normalmente, de “fotos queima-filme”. Jamais as delete! Pode acreditar: vocês vão rir muito delas no futuro.

Girls at slumber party

Girls at slumber party

11- Desfile

12- Momento Bla-bla-bla

Se tem uma coisa que toda festa do pijama deve ter é aquele momento de jogar conversa fora, falar sobre o gatinho da classe, sobre o amor platônico do colegial, sobre os ídolos…

 

 

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (5)

Dicas de Jogos

“Faça uma Pergunta”:
Todos escrevem algumas perguntas, como “Quem será a primeira a casar?”. Então, todas respondem escrevendo as respostas em um bloco de notas.
Joguem charadas, ou esconde-esconde, ou esconder peças, que são bons jogos.

Jogos de tabuleiro e jogos de cartas são outra boa opção.

Videogames.
Eles incluem: Wii, PlayStation e Xbox. Se não tiver controles suficientes para todas, faça um rodízio. Lembre-se de que “ninguém” deve-se sentir de fora.

Stop!
Determinam-se as categorias (Nome, Cor, País, Objeto, Animal…), sorteiam uma letra do alfabeto e cronometram um minuto. Quem terminar todas as categorias em menos tempo, grita “stop!”. Respostas iguais valem 5 pontos; diferentes, 10. No final, some os seus resultados. Vence quem contabilizar mais pontos.

Adivinhando o futuro
Em uma folha de papel, desenhe um quadrado e, dentro dele, escreva com que idade você quer se casar. Depois, em cada canto do quadrado, coloque as categorias: 3 nomes de pretendentes, 3 lugares para passar a lua de mel, a quantidade de filhos e a situação financeira (P= pobre; R=rico, M=milionário). Elimine as opções de acordo com a contagem de um até a idade que você colocou dentro do quadrado, até que sobre apenas uma opção em cada categoria.

Quem sou eu?
Peça para a galera escrever em uma folha o nome de algum artista ou personagem e grude a folha na sua testa. Faça perguntas relacionadas ao tema para tentar descobrir quem você é.

Karaokê
Não precisa nem de aparelho profissional nem de microfone: o mais legal é usar o gogó, entrar no YouTube e fazer performances das suas músicas favoritas. Risada não vai faltar! Prefira clipes de bandas, em que cada garota possa interpretar uma pessoa.

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (4)

Check list para durante a Festa – repasse para sua filha os cuidados que ela deverá ter durante a festa

1. Aproveite sua ótima noite de pijama!
2. Certifique-se sempre de convidar as pessoas que seus pais aprovam e que você sabe que respeitarão sua casa e seus pertences.As atividades devem incluir a todas. As garotas ficarão chateadas se forem deixadas de lado e discussões podem ocorrer.
3. Tenha uma câmera sempre à mão.
4. Algumas pessoas que você convidar podem não estar autorizadas a passarem toda a noite, então deixe-as ficarem em sua casa por bastante tempo (apenas cheque com seus pais sobre quanto tempo elas podem ficar).
5. Garanta que a atividade seja algo que todos queiram fazer e pergunte às suas convidadas o que gostam de fazer para que você não seja uma anfitriã ruim.
6. Não seja muito mandona como anfitriã! Sim, é a sua casa, mas deixe as pessoas terem um pouco de diversão sem a sua permissão; noites do pijama devem ser divertidas e livres.
7. Se você estiver jogando verdade ou desafio, não force as pessoas a fazerem algo que não querem. Respeite sua privacidade e não as force a contar segredos se for algo demasiado particular.
8. Aguarde até o jantar para estabelecer o plano de sono.
9. Se algumas pessoas estiverem cansadas, deixe-as dormirem; se você ficar fazendo brincadeiras com elas, elas não vão querer dormir novamente porque não terão uma boa noite de sono!
10. Apague as luzes quando as pessoas começarem a querer dormir. As pessoas vão tentar dormir, de qualquer forma, quando as luzes estiverem apagadas.
11. Não vá dormir muito tarde, senão você não levantará em tempo de fazer algumas coisas antes de todos irem para casa.
12. Fiquem quietas quando estiver muito tarde. Há chances de que seus pais não deixem fazer outra festa do pijama se eles não conseguiram dormir durante essa, mas não fale muitas vezes para suas amigas ficarem quietas, ou de forma ríspida, pois isso poderia fazê-las ter vontade de ir embora para casa.

Preparar a hora de dormir

Geralmente, as garotas ficarão acordadas até as 2 da manhã. Verifique se todas as suas convidadas têm um lugar para dormir. Evite deixar as garotas que têm muito sono acordadas. Não as acorde de seu sono com sustinhos, a menos que elas tenham aprovado essa brincadeira.

Garanta que todas tenham café da manhã

Panquecas são populares, mas se você não sabe como fazê-las, ofereça cereais ou pãezinhos.

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (9)

festa-pijama-sleepover-pajama-party-dica-como-organizar-teenager-garotas (3)

É isso aí mamães de plantão.

Prontas para organizar uma Festa do Pijama?

Eu vou organizar a da Lelê neste final de semana, e depois conto como foi.

Kisses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *