Studio Tez Spa do Cabelo|Como deixar seu loiro perfeito?

Ibis Budget Paulista|Por que adorei o hotel super econômico da Rede Accor?
8 de agosto de 2016
ENBB – 1º Encontro Nacional de Blogs de Beleza
10 de agosto de 2016

Olá amoras!

Aproveitei minha temporada em São Paulo para buscar informações preciosas para nossos cuidados de beauté, e tive a oportunidade de conhecer o Studio Tez Spa do Cabelo – localizado no coração da Vila Nova Conceição – que apresenta uma proposta bem arrojada e diferenciada para o cuidado das madeixas. O Studio é um charme e conta com um time de peso. Em minha visita conheci e entrevistei os profissionais Marcela Buchaim e Evaldo Ribeiro, que me deram uma verdadeira aula de como devemos cuidar de nossos cabelos.

IMG_4392

IMG_4404

Eu com Marcela Buchaim

Marcela Buchaim – é farmacêutica bioquímica especialista em tricologia (certificado pelo IAT – com sede em Sidney) e terapia capilar.

Marcela qual o papel do tricologista? Há quanto tempo você trabalha com esta especialidade?

Tricologista é aquele profissional que faz o estudo do couro cabeludo e do fio, avaliando a saúde do cabelo. Eu atuo na área há 5 anos, primeiramente com estudos e estabelecendo protocolos, e como tricologista já fazem 2 anos.

Como você avalia os cuidados da brasileira com os cabelos?

A mulher brasileira adora pintar os cabelos, muitas querem ser loiras. Infelizmente, o que acontece é que esse cabelo fica com a saúde debilitada, porque quando a pessoa faz luzes (ou qualquer outro tipo de química para mudança da cor), isso altera a estrutura da fibra capilar. Esse tipo de química penetra muito no córtex, o que ocasiona uma quebra nos aminoácidos, que são formadores da fibra capilar. Dessa forma, o cabelo ficará mais poroso e frágil, aumentando a quebra, e também não suportará futuras descolorações ou colorações.

Além disso, outro problema muito comum é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que aumenta a queda dos fios (a partir de uma dermatite seborreica). Sendo que isso pode ser causado por estresse, questões hormonais, problemas na alimentação com deficiência de algum nutriente, vitamina.

E o que pode ser feito para minimizar esses danos? Como funciona o tratamento no Spa do Cabelo?

Primeiro temos um bate papo com a cliente, conhecer um pouco de sua rotina, hábitos, alimentação, problemas de saúde, preenchendo uma anamnese para entendermos as necessidades dela.

São feitos também exames laboratoriais, e a tricoscopia – que é feita com a microcâmera para avaliar o folículo capilar, a qualidade do fio. A partir dessas avaliações traço um tratamento, com aplicações dos produtos de acordo com a necessidade de cada cliente, que é feito uma vez por semana, geralmente são 6 sessões semanais. Depois disso o tratamento vai sendo mais espaçado, para que os fios não fiquem dependentes das formulações.

Como é a aplicação?

Primeiramente é feita uma limpeza do folículo, com sucção para retirada de todo o excesso de sebo, poluição, resíduo de produtos. Então após a limpeza é feita a aplicação da formulação específica, depois uma massagem para que ativa todas células e melhora circulação periférica para absorver melhor os ativos da fórmula. Depois é feito o tratamento do fio. Dependendo do caso poderá ser usado o laser de baixa frequência que estimula a papila dérmica para melhorar o crescimento do fio. As sessões duram, em média, de 1h a 1:30h.

Qual a importância da manutenção do tratamento?

A manutenção geralmente é feita uma vez por mês, onde serão realizados os procedimentos para fortalecimentos dos fios e couro cabeludo. A mulher precisa entender que a hidratação feita em casa é importante, mas não é suficiente, pois ela apenas trata da maleabilidade da cutícula da fibra. A manutenção feita com as formulações vai dar mais robustez dentro da fibra.

Existe um home care?

Sim, além da formulação para aplicação no salão, é feita a prescrição dos produtos que a cliente utilizará em casa, para melhorar ainda mais os resultados.

Qual sua recomendação para as loiras?

Cabelos muito finos não vão aguentar um loiro muito platinado. É preciso fazer uma reposição nos fios dos nutrientes periodicamente. Além disso, como os fios ressecam muito mais, pois a descoloração retira a camada lipídica, é importante a aplicação de óleos vegetais antes de lavar (aplicar e deixar por uma hora) – óleo de azeite ou óleo de coco, aplicando principalmente nas pontas. Evitar lavar em água quente. Para o caso de usar secador e/ou chapinha é imprescindível o uso de protetor térmico (que aguente altas temperaturas). Antes de fazer as luzes, o ideal é proteger os fios no spa dos cabelos para depois fazer o procedimento de descoloração/coloração.

“Ser loira é fazer uma programação para chegar na cor que você quer, e assinar um termo – vou ser loira mas vou cuidar dessa fibra. Loira sem fazer nada, é melhor não ser loira.”

Quais produtos que você recomenda?

Utilizar produtos que tenham vitamina B5 (para hidratar), máscaras nutritivas com arginina, cisteína, lisina e aminoácidos, que são componentes que vão conferir força aos fios.

Qual o custo desse tratamento? É caro?

O preço é compatível com valor de duas hidratações feitas em salão.

Sua mensagem para as leitoras do Blog Muito Diva

Não deixe para cuidar do seu cabelo quando o fio já está com córtex exposto, aquele fio que não tem quase mais remédio, e precisa cortar, isso significa que o cabelo já morreu. O cabelo tem restauração de forma preventiva, antes do dano tomar conta.

IMG_4400

Eu com Evaldo Ribeiro

Evaldo Ribeiro – é hair stylist especializado em loiras

Quais suas dicas para a manutenção do cabelo loiro?

Um dos produtos indispensáveis é o leave-in. Da mesma forma que o filtro solar é importante para o rosto, o leave-in é indispensável para os cabelos, principalmente das loiras. E tem que ser um leave-in eficaz, muitas marcas prometem mas nem todos protegem altas temperaturas. O leave-in não é só para quem usa secador. As ações do tempo também danificam os fios.

Quais marcas você recomenda?

Gosto muito dos leave-in’s da L’Oreal, da Kerastase, Joico e Redken. As mulheres precisam entender a diferença de produtos para emoliência, que vão deixar os fios macios, e produtos para restauração, que às vezes vai deixar o cabelo um pouco pesado, para enrijecer, mas é necessário para o fortalecimento dos fios.

Como saber o que os cabelos estão precisando?

Após lavar os cabelos, os fios podem ficar um pouco elásticos, no máximo 10%. Mais do isso significa que o cabelo precisa de reconstrução, não apenas nutrição. Tem que repor os nutrientes que perdeu: queratina, aminoácidos, lipídio.

Se após lavar, não ficou elástico, mas está embaraçando muito, é porque o fio está precisando de nutrição.

Se o cabelo faz coloração, mas o fio esta desbotando muito, perdendo a densidade da cor, deve focar em produtos para cabelos coloridos.

Quais marcas nacionais você recomenda?

Eu gosto da Truss Hair, Viscaya. Para cabelos sem química, até acredito que as linhas populares podem ser boas. Mas para cabelos com química é necessário investir em marcas mais tops.

Como você avalia o uso do secador e chapinha?

A chapinha, principalmente, pode causar mais danos aos fios que a química, se for usada diariamente, sem proteção térmica, pois ela tira a água do fio, deixando-o sujeito a quebra e desnutrição. É preciso, evitar o uso contínuo da chapinha, e quando usá-la fazer a aplicação de um bom leave-in, além dos cuidados constantes com nutrição e reparação. Outra é importante, a maioria dos leave-in protegem até 240º, então quando for usar a chapinha deve-se tomar o cuidado de aquecê-la numa temperatura mais baixa, inferior aos 240º, pois se usar mais quente que isso o leave-in não fará efeito nenhum. Mas minha recomendação é evitar ao máximo a chapinha. É preferível escovar o cabelo.

Podemos usar produtos matizadores em casa?

Os shampoos matizadores ajudam a chegar num tom de loiro mais frio, podendo usar até 2 vezes por semana, tomando o cuidado para não usar demais e deixar o cabelo cinza.

Então amoras, gostaram? Eu adorei a “aula”, e espero voltar logo em São Paulo e poder cuidar de minhas madeixas com esses dois experts.

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @blogmuitodiva
FACEBOOK: blogmuitodiva
Snap: blogmuitodiva

Kisses,

Thatá.

Facebook Comments