Resenha: A maravilha das pequenas coisas – Dawn French

7 pecados de skincare que podem acabar com sua pele
2 de setembro de 2019

Olá amoras!

Hoje vou contar para vocês um pouquinho do livro A maravilha das pequenas coisas, da autora Dawn French – que também é comediante e atriz, conhecida por seriados e programas de TV na Inglaterra. O livro tem um nome bem sugestivo, com ótimas críticas em jornais como Daily Mirror, The Times, The Guardian, e por aí vai.

A sinopse do livro

A maravilha das pequenas coisas é a divertida história de uma família moderna contada do ponto de vista de três de seus membros: a mãe, que pensa que sabe tudo, o filho, que pensa que pode tudo, e a filha, que pensa que não pode nada e que não sabe nada. Cada um vive em seu pequeno mundo e a vida familiar fica cada vez mais caótica – até que eles descobrem o que realmente importa.

Um livro para todos que fazem parte de uma família confusa, bagunçada, desestruturada, mas que no fundo se amam muito e têm certeza de que, seja qual for o problema, sempre haverá alguém pronto a lhe dar a mão.

Minha avaliação

Confesso que o título me sugeria um texto mais no estilo “ternurinha” e auto-ajuda, kkkk. Imaginei que encontraria um texto poético, talvez romantizado, mas na verdade o livro é bem mais vida real, com todas as suas nada poéticas situações do dia-a-dia.

Ma, é a mãe, tem 49 anos, é psicóloga, e a relação com os filhos não é das melhores. Ela tem a nada feliz ideia de trata-los como seus pacientes. Não expressa bem afeto, e nem mesmo se dá o direito de “pirar” em momentos de conflito com os filhos. Criando assim uma relação mais profissional – psicóloga/paciente – do que maternal – mãe/filho. O relacionamento com o marido está caindo naquela rotina de muitos anos de relação. O marido parece ser uma boa pessoa, mas que não demonstra sua voz ativa nessa família. Isso tanto é verdade, que ele não é um dos narradores da história.

Dora, é a filha mais velha, tem 17 anos (prestes a completar 18), e enxerga na mãe todas as suas frustrações. Aparentemente foram muito próximas na sua infância, mas a partir de sua adolescência foi se distanciando da mãe (que por sua vez começou a tratar as questões da adolescência da filha, como trataria uma paciente). Dora tem uma baixíssima auto-estima.

Oscar, é o filho caçula, tem 16 anos – e na verdade se chama Peter, mas por sua fixação à Oscar Wilde, “mudou” seu nome. Oscar é homossexual, gosta de conversar como se vivesse nos anos 1920, tem um gosto peculiar para moda, a princípio trata a família com certo desprezo mas no decorrer do livro descobrimos que tem muito carinho e preocupação por todos.

A história se passa em um cidadezinha no interior da Inglaterra, próxima a Londres. Dora está preocupada com sua formatura, o aniversário de 18 anos, e no fato de ter terminado seu namoro. Ela busca na fantasia do amor, uma forma de escapar de suas inseguranças. Ma, não está em seu melhor momento, e uma novidade no trabalho vai despertar nela a vontade de se ver como uma mulher bonita novamente. Oscar está apaixonado também e cria um plano para conquistar seu amor.

No meio disso tudo, muito sarcasmo, no melhor estilo inglês. Não consegui rir muito, como diziam as avaliações do livro, e apesar de ser uma realidade um tanto distinta, o melhor do livro pra mim foi me fazer pensar. Em termos de família, como as relações podem mudar, como não perder a cumplicidade com os filhos. O fato de ter 3 narradores nos dá também a posição de cada um, o que ajuda a entender que nenhuma história também apenas um lado. Apesar de não ter voz ativa no livro, gostei muito do pai, que demonstra afeto e preocupação com a família, mesmo em dias pouco felizes.

Site Editora Fundamento

Editora Fundamento tem um site super bacana, com todos os livros de seu catálogo. A compra é bem simples, entregam em todo o Brasil, e recebemos no conforto do lar os livros que vêm muito bem embalados, e com a vantagem do desconto de 20% o ano todo. Para comprar o Eu amo Londres  com 20% de desconto basta entrar no site da Editora Fundamento clicando neste link.

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @thaysnrezende
FACEBOOK: blogmuitodiva
YOUTUBE: ThaysRezende

Kisses,

Thatá.

Facebook Comments