Manual de Etiqueta para WhatsApp – como uma diva deve usar

Como planejar uma viagem para a Disney – parte 3
11 de maio de 2015
Lançamento Base Liquid Powder Dermage – Resenha
15 de maio de 2015

Oi Amoras,

Em tempos de smartphones, não tem quem esteja fora do aplicativo que tem revolucionado a forma de comunicação entre as pessoas: WhatsApp.

redes-sociais-whatsapp-comunicacao-mensagem-etiqueta-dossie (2)
Se você não tem (o que é raro hoje em dia) pelo menos já ouviu falar.

Lembra da época em que o E-mail, foi a novidade que mudou a forma de nos comunicarmos? Nos tempos de avanços na tecnologia, internet cada dia mais acessível, e aplicativos tomando conta de nossas vidas, o WhatsApp veio para dinamizar a troca de mensagens.

redes-sociais-whatsapp-comunicacao-mensagem-etiqueta-dossie (4)Eu, como blogueira, ávida por notícias, informações, interações, tenho, cada dia mais usado o “whats”.

Acontece que além da troca de mensagens entre duas pessoas o whatsapp apresentou a possibilidade de criar grupos, para conversar, tratar assuntos de interesse em comum.

Esses dias comentei com alguns amigos os cuidados que devemos tomar ao enviar mensagens de texto no whats. Já nos meus tempos de professora de Marketing, sempre abordava os riscos no processo de comunicação: interpretação, codificação e decodificação.

redes-sociais-whatsapp-comunicacao-mensagem-etiqueta-dossie (6)
Eis que quando abri minha Revista Glamour de Maio, vejo uma matéria especial sobre este tema, que me serviu de fonte e inspiração para este post.

Então vamos às dicas!

Usando mensagem via áudio:

redes-sociais-whatsapp-comunicacao-mensagem-etiqueta-dossie (3)
Ela veio para nos salvar, quando estamos com “preguicinha” de escrever, ou quando o corretor de texto já nos estressou ao máximo. É fato que o microfone às vezes falha, e o estresse continua, mas as mensagens de aúdio são ótimas, mas é preciso saber usar.

Seja breve – se for para contar uma história do tipo “novela” (kkkkk) telefone para a amiga, é mais interessante, você terá feedback na hora.

Em grupos – cuidado. Mensagens de áudio em grupos deve conter mensagens para o grupo, e mesmo assim devem ser evitadas.

Usando Emoji:

emoji-redes-sociais-whatsapp
Se está falando com o namorado, uma amiga, tudo bem.

Mas se está em um grupo da empresa, ou falando com o chefe, cuidado com emoticons com beijinhos e corações. Você pode ser mal interpretada.

Cuidado também para não acabar com seu vocabulário, utilizando apenas emojis. O ideal é usá-los como complemento.

Quando responder?

whatsapp-redes-sociais-comunicação
Desde que a atualização do Whatsapp aderiu aos dois risquinhos ficando azuis, o que significa que a pessoa leu sua mensagem, muito drama e mimimi já foi dito nas redes sociais.

Pense, se você quer uma resposta imediata, telefone para a pessoa, ou vá visitá-la. O whatsapp deve ser encarado como um email, ou torpedo. As pessoas recebem, lêem, e irão responder quando puderem. Nem sempre estamos disponíveis, ou temos a resposta para o questionamento, naquele momento.

Se estiver na balada, então, melhor nem ler. Evite enviar qualquer tipo de mensagem após tomar umas e outras. “O risco é registrar desabafos ou mandar algo inconveniente.” E depois que enviou, já era.

#COMOLIDAR com Grupos

Esta, talvez seja a lição mais preciosa. Comunicação cara a cara já não é sempre fácil. Via whatsapp complica, e se estivermos dentro de um grupo (qualquer que seja) fica ainda mais perigoso.

Ponto 1 – atenha-se ao tema do grupo: É impressionante como as pessoas gostam de divagar. O grupo é sobre Dicas de presentes de Natal, e tem gente enviando vídeo de piada. Peloamordedeus, nem todos tem o mesmo tempo, e humor.

Outra coisa: evite começar um longo bate-papo com apenas uma pessoa do grupo, entupindo os demais com mensagens e apitos. Chame sua amiga no privado, e ponham o papo em dia.

redes-sociais-whatsapp-comunicacao-mensagem-etiqueta-dossie (1)
Evite temas polêmicos: Se tiver que cobrar algum serviço, informação (ou qualquer coisa) dentro do grupo, a alguém específico, seja educado. Evite termos que poderão ser mal interpretados. E se for algo mais pessoal, chame a pessoa no privado.

“Não é porque você está no grupo que precisa interagir todo dia”. Mas se for um grupo de amigas, apenas para descontrair, dê pelo menos um bom dia de vez em quando. Agora, se sua vida estiver muito corrida, e você não está conseguindo participar do grupo, não tem problema sair. Avise aos amigos que está num período tumultuado com muito trabalho e vai sair do grupo pois não está tendo tempo para conversar.

É isso aí amoras! 

Vamos Divar!

Facebook Comments