Divando na Itália|Dicas para curtir a Bella Roma (parte 2)

Resenha: Depore Mask Ada Tina – máscara de limpeza secativa
19 de setembro de 2016
Resenha: Linha Wild Rose e cuidados corporais Korres
21 de setembro de 2016

Olá amoras!

Come stai? (como estão?). Sim, vamos dar continuidade às dicas sobre Roma, e hoje vou contar da minha experiência de vôo com a Alitalia, falar o que achei do Hotel que fiquei, e outras dicas bem práticas para você curtir sua estada em Roma.

Voando Alitalia

alitalia

Foi a primeira vez que viajei pela Alitalia, e confesso, não foi a melhor experiência do mundo. A aeronave, um Boeing 777-200 com capacidade para 293 passageiros, com classes: primeira classe, executiva e econômica. A classe econômica tem os assentos dispostos de modo 3 – 4 – 3 , e é muuuuuito apertada. O assento não é nada confortável, e o descanso para cabeça é um tormento, pois não tem uma regulagem confortável.

12524262_10154007924901450_5088476094482380335_n

Classe econômica Alitália – bem apertada e apoio de cabeça desconfortável.

Além disso, alguns lugares são “premiados” com uma caixa de metal sob o assento à frente que impede que a pessoa consiga esticar suas pernas (eu tive essa “sorte” no vôo de volta). Essa tal caixa faz parte do sistema de entretenimento de bordo, que não veio de fábrica, e, portanto, foi instalado posteriormente, deixando esse desconforto ainda maior para alguns passageiros “premiados”.

alitalia6

O sistema de entretenimento conta com uma tv de LCD na frente de cada assento, com controle, e opções de filmes, músicas e jogos. O sistema é bem precário, com filmes antigos, e um controle não muito simples.

alitalia-11_1200x881-645x473

Na ida o serviço de bordo ofereceu primeiramente snacks e refrigerante/suco, mais tarde foi servida a janta, e pouco antes do pouso foi servido o café da manhã. Apesar de farto, o catering deixou a desejar em termos de paladar, não gostei muito do sabor da refeição. A equipe de serviço de bordo foi educada, mas nada espalhafatosa como li em alguns artigos sobre a Alitália.

IMG_8185

Um ponto muito positivo foi a equipe dos aeroportos, tanto em Guarulhos quanto em Roma, no momento do check-in fomos muito bem atendidos. Como as passagens foram compradas pela empresa que meu marido trabalha, não tivemos como escolher assentos com antecedência, nem realizar check-in antecipado. As atendentes dos aeroportos foram muito educadas e solicitas e conseguiram lugares juntos para mim e meu marido, conseguindo ainda que ele ficasse no corredor.

Os embarques (ida e volta) foram pontuais. O vôo foi tranquilo, apesar de estar me sentindo numa lata de sardinha.

14359754_1507624805930173_881347350_o

Chegando em Roma. Infelizmente a janelinha do avião estava bem suja o que comprometeu a beleza e nitidez da foto.

Hospedagem

Nossa viagem foi um prêmio que meu marido ganhou da empresa, portanto, vôo e hotel foram pagos e escolhidos pela empresa – lado bom: não tivemos que pagar nada, lado ruim: não pudemos escolher nada. Como dizem os franceses: “c’est la vie.”

Nosso Hotel foi o Roma Aurelia Antica, que fica a 11 km do centro de Roma. Me senti na zona rural de Roma. O Hotel tem boa estrutura, o quarto que ficamos era bem espaçoso, com cama queen size, tv, mesa com cadeira, poltrona, espaço para mala, guarda-roupa, banheiro espaçoso com banheira.

32815348

O grande problema era mesmo a distância. No site do Hotel fala-se em translado para a cidade, só não fala que isso não é uma cortesia, é pago – 3 euros (se for ida e volta), 2 euros se for somente ida. Parece pouco, mas multiplique isso por 2 pessoas e por quantos dias vai usar. Além do mais os horários do translado são restritos (veja na foto). E o local de desembarque na cidade é sempre no ponto em frente ao Vaticano. Se sua intenção é ir para Via Del Corso e adjacências prepara-se para mais algum tempo de caminhada e metrô.

14374789_1508655182493802_1366729179_o

Horários restritos do shuttle do Hotel

14329339_1507624862596834_483420544_o

O que salva no café da manhã: croissant e cappuccino

O café da manhã do hotel é muito fraco. Um hotel desse porte, confesso que esperava mais. E isso não é uma reclamação minha. Todos que estavam no hotel (brasileiros que também foram conosco para o Congresso Europeu de Cardiologia) reclamaram também. Poucas opções de frutas, um tipo de pão (bem sem graça), ovos e bacons totalmente sem gosto. O que salvava: iogurte, croissant e cappuccino.

Nessas viagens para o exterior praticamente não aproveito a estrutura do hotel, pois ficamos o dia todo fora, conhecendo lugares. Dessa forma nem fui ver onde era a área de piscina – que nas fotos do site parece ser muito linda. E apesar do calor que estava, e de ter levado roupa de banho, além dos passeios outra coisa me desanimou: o uso das toalhas para área de piscina também é pago. Heloooooo! O aviso é claro: você não pode levar para a piscina a toalha que está no seu quarto. E para usar a toalha de lá tem que pagar 3 euros (cada vez). Oi?!? Outro item que o site informa: wi-fi, sim o hotel tem, mas também tem que pagar. Eu fechei um pacote de 7 dias no meu 4G e não usei a wi-fi do hotel.

O quarto conta ainda com aqueles secadores de cabelos de hotel. Mas eu gosto de levar o meu (que é bem mais potente, e posso usar no quarto). A voltagem em Roma é 220v, portanto não tive problemas com meu secador de cabelos. No entanto o padrão de tomadas de lá é diferente. Então você vai precisar de um Adaptador Universal (nunca viajo sem o meu, aliás tenho 3).

567847-Adaptador-Universal-de-Tomadas-Cirilo-Cabos

Transporte

Roma conta com 2 linhas de metrô que cobrem bem a área a ser visitada. Eu achei super fácil de se usar. Sem dúvida a melhor forma de locomoção para grandes distâncias. Os trens saem a cada 3 ou 4 minutos e chegam rapidamente nas estações. Recebemos (tudo por conta da empresa que meu marido trabalha) um cartão de 7 dias para o transporte – que pode ser usado no metrô e também nos ônibus.

rome_metro

14339941_1508655305827123_43767077_o

Cartão para transporte público (metrô e ônibus) válido por 7 dias – Preço 24 Euros cada.

Táxi, como nas principais capitais do mundo, não é barato. Não sei se lá já existe o Uber. Como o hotel era bastante distante do centro da cidade, o que mais utilizamos foi a combinação ônibus + metrô. O grande problema era o tempo de espera do ônibus. O ponto do ônibus fica logo atrás do Hotel, mas como eu disse, é praticamente na zona rural, então demora muito, às vezes mais de 40 minutos de espera do ônibus. Já na estação do metrô tudo muito rápido e fácil. Sem demoras.

Lingua – Parli italiano?

A gente pensa, ah italiano é parecido com português, dá pra se virar. Não se iluda. Isso funciona muito pouco. Quando eles começam a falar rápido, não adianta. Suas aulas de italiano baseadas nas novelas “Terra nostra” e “Esperança” não vão te ajudar muito. Mas se você fala espanhol (de verdade, nada de portunhol) ou inglês, sinta-se em casa, pois praticamente todos os lugares que fui: restaurantes, lojas, hotel, quase todos falam espanhol e inglês, além do italiano. Português?? Só o guia turístico que nos acompanhou em um passeio. Fica a dica: estude inglês e/ou espanhol (este ano voltei a estudar Inglês no CNA, e já me ajudou).

voce_fala_o_italiano_no_italiano_bandeira_ornamento_de_ceramica_redondo-r5b15746c8a584f41b89f5f5fa118dc6c_x7s2y_8byvr_512

Curidosidades da língua italiana

Não peça suco de laranja (falando dessa forma) eles vão te entender, mas para eles suco de laranja é aquele da caixinha (bléhhhh). Acabei pedindo só Coca-Cola ou vinho. Só depois me lembrei das dicas que li no Guia da Damares (Keviagem) – o correto é pedir “Spremuta d’arancia”.

Ciao – (tchiao) a pessoa te encontra e já manda um “Ciao bella”. Não precisa ficar triste. Ela não está te mandando embora. Ciao é uma forma de cumprimento para quando nos encontramos e também quando nos despedimos de alguém.

Prego – não estou te xingando, nem querendo dizer que vou te pregar em algum lugar, kkkk. Sabe aquela palavra multiuso? Prego na Itália serve para quase tudo: por favor, obrigada, pois não, beleza. É engraçado. Quase sempre terminam a frase com: “prego”.

Buonasera amorinhas! Prego! (kkkkk)

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @blogmuitodiva
FACEBOOK: blogmuitodiva
YOUTUBE: Blog MuitoDiva
Snap: blogmuitodiva

Kisses,

Thatá.

Facebook Comments