Bullet Journal|Porque eu prefiro o BuJo ao Planner? Dicas para montar o seu

Resenha: Caneta Delineadora Chanfrada Aviva Jequiti
24 de janeiro de 2017
Decor|Como utilizar as cores na decoração: Verde (parte 3)
26 de janeiro de 2017

Olá amoras!

Quem aí já ouviu falar em Bullet Journal? Eu confesso que até 1 mês atrás nunca tinha ouvido falar, até que vi uma matéria na internet que me deixou curiosa e fui procurar saber mais sobre o assunto. Se você é como eu, adora artigos de papelaria, gosta de se organizar, já teve muitas agendas, planners, etc, como diria a Diva Anitta: PRE-PA-RA! Pois você vai gostar muito de saber mais sobre este assunto.

3ac4784294dbc2695f849da627bc481f

O bullet journal foi criado pelo designer Ryder Carroll, após observar como as pessoas mesmo lidando diariamente com tecnologia, estavam ligadas ao papel na hora de realizar seus planejamentos diários, isto foi em 2008. Assim, ele desenvolveu um método pessoal que nomeou como bullet journal. Bullets são ícones usados no começo das frases para ajudar a organizar nossas tarefas e compromissos do dia-a-dia, assim, bullet journal pode ser traduzido como um organizador diário a partir de ícones. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto original de Bullet Journal confira no site do Ryder: www.bulletjournal.com.

Muita gente poderá me perguntar: “mas, e seu planner?” Ano passado fiz um post sobre como usar planners, e mostrei o meu. E vou contar para vocês, apesar de toda beleza acabei não me adaptando ao planner, fiquei tão preocupada em deixá-lo fofo que acabou virando mais um trabalho. Usei apenas uns 3 meses.

Outros poderão me perguntar, mas então é melhor usar uma agenda? Até pode ser, vai depender do nível de planejamento e organização que você busca para sua vida. Para mim o que pega com a agenda é que gosto de fazer vários tipos de anotações, não somente compromissos, e às vezes a danadinha vai ficando “gorda” de tantos papéis avulsos, post-its que vou colocando nela. Esse fato já me fez apaixonar pela ideia do bullet journal.

Então diga aí Thatá, o que é um bullet journal?

Um tipo de agenda que podemos customizar e nos organizar de acordo com nossas necessidades. Dessa forma não ficamos presos a nenhum design pré estabelecido e ficamos livres para configurar (e reconfigurar) o BuJo da melhor maneira que nos atende. Pode ser usado para planejar, organizar e registrar.

66bb558c7b7c22b000ef1b7fbc2507b4

Mas então, qual a diferença de bullet journal para o planner?

De modo geral, o que observei é que o planner já vem dentro de uma estrutura, com os campos determinados, meses, calendários. Como mostrei no post sobre o tema, existem vários modelos importados, alguns nacionais, e muita gente fazendo customizado para vender. A grande desvantagem está no preço, e dependendo de onde comprar a qualidade do material não é tão boa que valha o investimento.

Como deve ser um Bullet Journal

Aqui está o melhor dos mundos, pois o BuJo pode ser como você quiser. E você pode ir adaptando o mesmo conforme vai usando e sentindo necessidade. Basta ter um caderno, e criar os tópicos básicos principais, e acrescentar aquilo que esteja mais alinhado às suas necessidades. Muita gente opta por usar um moleskine (aquele tipo de caderno de anotação), ou um caderno quadriculado. Mas na verdade você pode usar qualquer tipo de caderno, lembrando que a ideia é que o BuJo seja seu BFF (best friend forever) no qual você irá anotar seus compromissos, tarefas, ideias, inspirações, enfim, tudo que você precisar – por essa razão escolha um modelo que seja viável para você levar a todo lugar.

IMG_2016

Modelos de Bullet Journal

Quando eu gosto de um tema vou a fundo e pesquiso tudo. Fiquei impressionada com a criatividade das pessoas. Tem ideias incríveis de BuJo para gente se inspirar. Basta jogar no google e se divertir na pesquisa. Tem muito material em inglês (vejam a importância de estudar inglês). Tem muitas ideias bacanas no Pinterest. Para não ficar perdido no meio de tanta informação, anote aquelas que mais se alinham ao seu estilo.

weekly-planner-leaves-LWeb_1024x1024

weekly-layout

letteringgraceIMG_3544

Escolhendo o caderno ideal

Primeiro escolha o caderno ideal para você. Eu estava pensando em comprar um Moleskine, fui em algumas papelarias mas não encontrei do jeito que eu queria (ainda bem, kkkk). Pois chegando em casa me lembrei de um caderno TOP que comprei no ano passado e que não usei. O caderno no estilo fichário da Gráfica Ótima é simplesmente perfeito para fazer o BuJo. Ele tem capa dura, e por fora uma capinha plástica de PVC para proteção. Além das 190 folhas tem 10 separadores, e 4 bloquinhos de post-it decorados (fofura master). O melhor de tudo é que com este caderno não temos pressão para fazer os tópicos numa ordem perfeita, pois como é estilo fichário podemos trocar as páginas de lugar, caso a gente pense numa estrutura melhor, ou seja, nada de rasgar folhas e desperdiça-las (muito bom também pois tem as folhas para vender separadamente). O problema aqui é o preço, pois este caderno fofo e perfeito está custando na faixa de R$110,00 reais (comprei um para minha filha este ano na Leitura). Ano passado paguei R$90,00 no meu, no site da Gráfica Ótima (que inflação hein?). Mas fique a vontade para escolher qualquer tipo de caderno.

planner-daily-life-agenda-organização-planejamento-onde-comprar-kikki-filofax-paperview (5)

planner-daily-life-agenda-organização-planejamento-onde-comprar-kikki-filofax-paperview (3)

planner-daily-life-agenda-organização-planejamento-onde-comprar-kikki-filofax-paperview (10)

Montando meu BuJo

O legal é que você pode começar a qualquer momento do ano, não precisar esperar o ano novo para dar início ao seu BuJo.

  • Abra o caderno escolhido deixe a primeira página para sua Legenda – onde estão listados os bullets (ícones) para organização dos compromissos
  • Depois deixe 2 ou 3 páginas para seu índice
  • Future Log – Em cada página coloquei 3 meses do ano, para uma melhor visualização da programação do ano.
  • Log do mês – é uma página bem simples com o calendário do mês onde você terá como visualizar sua agenda mensal. O espaço para notas fica a seu critério. Eu anotei uma frase que gostei. Mas pode colocar algo importante que foi feito, ou lembrado.
  • Log da semana – ainda estou montando, a ideia é anotar compromissos da semana para controle.
  • Log do dia – não sei se vou inserir esse tópico, pois acredito que com a programação mensal e semanal já terei condições de me programar bem. Mas como o BuJo é bem flexível, nada impede que no futuro eu use este tópico.
  • Blog Plan – como tenho o Blog e preciso me organizar sobre postagens achei interessante colocar o tópico
  • Calendário semanal de atividades de minhas filhas – quem é mãe sabe como o leva e trás para escola e atividades diversas fazem parte de uma rotina diária, toma tempo, e precisamos ficar sempre atentas aos horários.
  • Travel Log – quando a gente faz uma viagem sempre precisa organizar, planejar atividades antes, durante e depois. O que precisa comprar, onde ir, pesquisar, etc. Ainda não tenho nenhuma viagem programada para esse ano, mas já deixei um espaço reservado.
  • Movies Log – sabe aquele filme que sua amiga indica e você sempre esquece o nome? Pois é, sempre acontece comigo também. Então criei esse tópico para anotar filmes que quero assistir.
  • Pesquisar – às vezes a gente tem uma ideia, conversa com alguém, quer saber mais sobre algo, e para pesquisar a gente precisa anotar para lembrar.
  • Inspiração e Ideias – lugar de anotar ideias para a vida
  • Books Log – livros que quero ler

16325729_1714085435284108_2136717286_o

 

16357798_1714085415284110_2100946243_o

16251331_1714085378617447_1384046546_o

Após criar seus tópicos, basta numerar e colocar no índice. Ou no caso de usar um caderno tipo fichário, podemos usar os separadores para ter acesso a cada sessão.

Minha filha, Marina, está no 3º colegial e tem uma série de atividades extras, quando falei para ela sobre o BuJo ela adorou a ideia para poder se organizar. Ela está montando um também, de acordo com as necessidades dela.

16244630_1714085608617424_765258821_o

16357879_1714085525284099_416658420_o

16357773_1714085481950770_1360665906_o

16325775_1714085465284105_2102304503_o

Então amorinhas? Gostaram?

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @blogmuitodiva
FACEBOOK: blogmuitodiva
YOUTUBE: Blog MuitoDiva
Snap: blogmuitodiva

Kisses,

Thatá.

Facebook Comments