10 dicas infáliveis para suas peças em couro – bolsas, calçados e roupas – ficarem sempre novas

Decor | Dicas para a casa ficar quentinha e aconchegante no inverno
25 de julho de 2017
Dia do Batom: Comemore com a Natura e o app Makeup Plus e ganhe um kit Natura Faces
27 de julho de 2017

Olá amoras!

Nesse tempo de frio as peças em couro reinam absolutas e valorizam qualquer look. No entanto para termo um visual fashion de verdade temos que ficar atentas aos cuidados na limpeza e manutenção das peças em couro.

Em minhas pesquisas, recebi um release com dicas do Gerente Operacional da Quality Lavanderia – Ricardo Monteiro. Confira:

1- Nem todo couro é igual – fique atento à etiqueta pois o processo de produção pode variar e as recomendações de cuidados também.

2- O consumidor nunca deve mergulhar uma roupa de couro na água – pois isto pode lhe causar a perda de sua peça. Somente profissionais qualificados podem fazer esse tipo de limpeza.

3- Limpeza simples – Peças de couro liso, podem ser limpas utilizando um pano macio umedecido somente com água (sem nenhum tipo de produto químico), para limpar a parte de fora da roupa. Isso eliminará qualquer resíduo. Para a parte interna, o ideal é utilizar um limpador de couro com um pano, exercendo movimentos suaves para retirar a sujeira. Não utilize esponjas, isso pode riscar o couro.

4- Secagem – Coloque a peça em um cabide de ombros largo e deixe secar na sombra, em local ventilado. Não exponha ao sol nem deixe em locais muito quentes, pois o calor pode encolher o couro úmido.

5- Para guardar – Após seca, mantenha a peça no cabide de ombro largo para guardá-la. Isso impede marcas e amassados. Nunca dobre a roupa de couro. Guarde-a dentro de sacos feitos de TNT e não de plásticos. O plástico evita que a ar chegue até o couro, impedindo que ele “respire” e causando o mofo. É importante pelo menos a cada 45 dias, tirar o couro do armário colocá-lo em local bem ventilado e claro para arejar, isso evita a proliferação dos micro-organismos.

6- Hidrate – O couro é como a pele humana, precisa ser hidratado para evitar ressecamento e rachaduras. Por isso, utilize regularmente um protetor de couro com o auxílio de um pano. Esse processo ajudará a manter o aspecto de novo, com brilho por muito mais tempo.

7- Se tomou chuva – Nunca guarde a peça molhada, tire o excesso de água com um pano e coloque o couro para secar completamente em local fresco e ventilado. Essa secagem pode demorar, mas é fundamental. Após seca, o ideal é hidratá-lo com um produto próprio para couro.

8- Não é necessário passar – O couro é um dos tecidos que dispensa o uso do ferro elétrico, já que deve ser mantido esticado em um cabide e nunca dobrado.

9- Limpeza profissional – Para garantir a melhor higienização e qualidade da peça de couro, é recomendável que a leve a uma lavanderia profissional. As técnicas de lavagem e os produtos utilizados garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro.

10- Manutenção – Realize esse processo de higienização mesmo que não tenha utilizado a roupa. O correto é fazê-lo de quatro em quatro meses, isso permite que o brilho e a vida útil do material sejam prolongados.

 

Sapatos, bolsas e até mesmo cintos também necessitam dos mesmos cuidados. O couro é um material rico, porém muito sensível às intempéries da natureza, se desgastando com facilidade. “Seguindo essas práticas, o couro se manterá firme por anos, com aspecto de peça nova”, finaliza Ricardo Monteiro.

ME SIGAM também nas Redes Sociais:
INSTAGRAM: @blogmuitodiva
FACEBOOK: blogmuitodiva
YOUTUBE: Blog MuitoDiva
Snap: blogmuitodiva

Kisses,

Thatá.

Facebook Comments